00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Sérgio Henrique Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074210562663321pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, David Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162548832559566pt_BR
dc.creatorSantos, Rivaldo Alexandre dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2896143507072613pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-14T15:56:46Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T15:56:46Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Rivaldo Alexandre dos. Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessível. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14816-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to propose and explore experimental activities in teaching Physics in High School, especially when used with low-cost materials. In a constantly evolving educational context, it is essential to address strategies that promote meaningful learning, arousing students' interest and providing a deeper understanding of physical concepts. By using accessible materials, we seek not only to save resources, but also to democratize access to scientific knowledge, encouraging the active participation of students in the learning process. This work proposes carrying out an educational contest or experimental activity as part of a case study to investigate its impacts on the learning process and the development of students' skills. By involving students in a more practical and interactive approach, we seek to explore how this methodology can stimulate curiosity, collaboration and critical thinking, contributing to a more enriching and motivating learning experience. 3 activity proposals will be presented for the gymkhana in the areas of mechanics, with the free fall experiment, oscillatory movements through the simple pendulum and electrodynamics with the electromagnet and its magnetic properties. These activities will provide practical opportunities for students to explore fundamental physics concepts and carry out quantitative analyzes of the results obtained and discussed among themselves, and compared with theoretical prediction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectExperimentos de baixo custopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectLow-cost experimentspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleProposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessívelpt_BR
dc.title.alternativeProposal for low-cost experiments for teaching physics: a creative and accessible approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito propor e explorar atividades experimentais no ensino de Física do Ensino Médio, especialmente quando empregadas com materiais de baixo custo. Em um contexto educacional em constante evolução, é fundamental abordar estratégias que promovam a aprendizagem significativa, despertando o interesse dos estudantes e proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos. Ao utilizar materiais acessíveis, busca-se não apenas a economia de recursos, mas também a democratização do acesso ao conhecimento científico, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a realização de uma gincana educacional ou atividade experimental como parte de um estudo de caso para investigar seus impactos no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades dos alunos. Ao envolver os estudantes em uma abordagem mais prática e interativa, busca-se explorar como essa metodologia pode estimular a curiosidade, a colaboração e o pensamento crítico, contribuindo para uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e motivadora. Serão apresentadas 3 propostas de atividades para a gincana: na área da mecânica com o experimento de queda livre; movimentos oscilatórios através do pêndulo simples; e eletrodinâmica com o eletroímã e suas propriedades magnéticas. Essas atividades irão oferecer oportunidades práticas para os alunos explorarem conceitos fundamentais de física e realizarem análises quantitativas dos resultados obtidos, comparando-as com as previsões teóricas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física_uma abordagem criativa e acessível.pdfProposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessível491.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.