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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14757
Tipo: | Tese |
Título: | As gavetas nunca estiveram vazias: ditadura militar, escrita e resistência na obra de Antônio Torres |
Título(s) alternativo(s): | The drawers were never empty: military dictatorship, writing and resistance in the work of Antonio Torres |
Autor(es): | Santos, Vanusia Amorim Pereira dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Susana Souto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Trefzger, Fabíola Simão Padilha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Marcelo Ferraz de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Medeiros, Ana Clara Magalhães de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sales, Kall Lyws Barroso |
Resumo: | Em fins de março, começo de abril de 1964, os militares brasileiros articularam um golpe de Estado e depuseram o presidente João Goulart, eleito democraticamente três anos antes. Dispondo de leis e decretos elaborados, exclusivamente, para aniquilar movimentos contrários ao regime antidemocrático, os generais golpistas se mantiveram no poder por mais de duas décadas e, nesse período, institucionalizaram a violência. Para reprimir o meio artístico, quase sempre, ferrenho opositor do governo autocrático, foi publicado o Decreto 1077/70, elaborado especificamente para coibir o setor cultural, pois a lei atingia a liberdade de expressão, ao determinar explicitamente a censura prévia de publicações culturais. Tendo em vista esses repressão aos livros e de recrudescimento da violência do Estado, este trabalho analisa os romances Um cão uivando para a lua (1972), Os homens dos pés redondos (1973) e Essa terra (1976), obras do escritor Antônio Torres. Apesar de temas distintos, os três livros têm em comum enredos com passagens críticas alusivas à situação política do país e aos crimes cometidos pelo sistema repressivo, o que caracterizaria esses romances como uma literatura arquivo da ditadura. Diante disso, esta tese analisa as três narrativas, apontando as marcas da repressão no cotidiano da personagem identificada como o cidadão comum e demonstrando as configurações realizadas pelo escritor para registrar, através da literatura, o enfrentamento artístico, por meio da escrita literária, ao regime de exceção. Apresentamos e discutimos o cenário de censura aos livros; situamos a produção do romancista no contexto político-social; analisamos os fragmentos alusivos às violências praticadas pela ditadura militar. Fundamentaram-nos estudos acadêmicos sobre o regime de 64 (CARNEIRO, 2002; FICO, 2002; GASPARI, 2014; JOFFILY, 2014; PELLEGRINO, 1992; REIS, RIDENTE & MOTTA, 2014; SELIGMANN-SILVA, 2003; SILVA, 1989); conceitos de resistência na escrita, autoritarismo e censura (BOSI, 1996, 2002; DALCASTAGNÈ, 1996; FIGUEIREDO, 2017; PELLEGRINI, 1990; REIMÃO, 2012, 2016; VENTURA, 1988); documentos oficiais (websites do governo brasileiro e de dados sobre a ditadura no Brasil); periódicos da época; fortuna crítica dos livros aqui analisados (BARBOSA, 1973; CHAVES, 2018; COUTINHO, 1973; RIBEIRO 1973, 1976; VIERA, 1974). Ao final, parece-nos claro que os romances estudados propõem reflexões, comprovam possibilidades de representação da história através do literário e iluminam a importância da literatura como instrumento de resistência simbólica frente a regimes antidemocráticos e as suas diversas formas de opressão. |
Abstract: | In late March or early April 1964, the Brazilian military staged a coup d'état and deposed President João Goulart, democratically elected three years earlier. With laws and decrees designed exclusively to annihilate movements contrary to the anti-democratic regime, the coup generals remained in power for more than two decades and, during this period, institutionalized violence. To repress the artistic milieu, almost always staunch opponents of the autocratic government, Decree 1077/70 was published, specifically designed to repress the cultural sector, as the law affected freedom of expression by explicitly determining prior censorship of cultural publications. In this context of repression of books and the upsurge of State violence, this work analyzes the novels Um cão uivando para lua (1972), Os homens dos pés redondos (1973) and Essa terra (1976), works by the writer Antônio Torres. Despite different themes, the three books have in common plots with critical passages alluding to the country's political situation and the crimes committed by the repressive system, which would characterize these novels as archive literature of the dictatorship. Therefore, this thesis analyzes the three narratives, pointing out the marks of repression in the daily life of the character identified as the common citizen and demonstrating the configurations carried out by the writer to register, through literature, the artistic confrontation, through literary writing, to the regime of exception. We present and discuss the scenario of book censorship; we situate the novelist's production in the political-social context; we analyzed the fragments alluding to the violence practiced by the military dictatorship. Academic studies based on the 1964 regime (CARNEIRO, 2002; FICO, 2002; GASPARI, 2014; JOFFILY, 2014; PELLEGRINO, 1992; REIS, RIDENTE & MOTTA, 2014; SELIGMANN-SILVA, 2003; SILVA, 1989); concepts of resistance in writing, authoritarianism and censorship (BOSI, 1996,2002; DALCASTAGNÈ, 1996; FIGUEIREDO, 2017; PELLEGRINI, 1990; REIMÃO, 2012,2016; VENTURA, 1988); official documents (Brazilian government websites and data about the dictatorship in Brazil); periodicals of the time; critical fortune of the books analyzed here (BARBOSA, 1973; CHAVES, 2018; COUTINHO, 1973; RIBEIRO 1973,1976; VIERA, 1974). In the end, it seems clear to us that the studied novels propose reflections, prove possibilities of representing history through the literary and illuminate the importance of literature as an instrument of symbolic resistance against anti-democratic regimes and their various forms of oppression. |
Palavras-chave: | Torres, Antonio, 1940- Critica e interpretação Brasil- Ditadura Militar Censura Violência do Estado Literatura brasileira Torres, Antonio, 1940- Criticism and interpretation Brazil- Military Dictatorship Censorship State violence Brazilian literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | SANTOS, Vanusia Amorim Pereira dos. 2024. 199 p. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14757 |
Data do documento: | 19-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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