00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Couto, Lara Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0137525443525215pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Tamara-
dc.contributor.referee2Gianini, Marcelo-
dc.creatorRibeiro, Ayò-
dc.date.accessioned2024-10-31T17:29:26Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-10-31T17:29:26Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ayò. Estran(s)nhe: ê corpe polítique y a performance. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14739-
dc.description.abstractIn this article I seek to reflect on the construction of a black political body and performance as a way of existing and resisting this racist, patriarchal, sexist, Eurocentric, LGBTQIAPN+phobic colonial system that surrounds us and kills us daily. Affirming the existence and importance of humanization of dissident bodies. Starting from the concept of writing by Conceição Evaristo, and the term cosmoperception developed by Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, I present to you my black body, trans non-binary intersex and fat. Within this I will present the performance ESTRANHE and its crossings with the purpose of showing that through art as a political tool we can transform the society in which we live. Finally, I state that this article is in transit, opening, like me, a drifting movement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpe politiquept_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectEstranhept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectNegrept_BR
dc.subjectTranspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleEstran(s)nhe: ê corpe polítique y a performancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo busco refletir sobre a construção de corpe polítique negre y a performance como uma forma de existir y resistir a esse cistema colonial racista, patriarcal, machista, eurocêntrico, LGBTQIAPN+fóbico que nos rodeia y nos mata diariamente. Afirmando a existência y a importância da humanização de corpes dissidentes. Partindo do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo, y do termo cosmopercepção desenvolvido por Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, vos apresento ê minhe corpe negre, trans não binárie intersexo y gorde. Dentro disso apresentarei a performance ESTRANHE y seus atravessamentos com a finalidade de mostrar que através da arte como ferramenta politique podemos transformar a sociedade em que vivemos. Por fim afirmo que este artigo está em trânsito, aberte, assim como eu, movimento à deriva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estran(s)nhe ê corpe polítique y a performance.pdf7.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.