00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14688
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Deficiências em matemática entre os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UFAL: uma proposta para amenizá-las
Autor(es): Bezerra, Ivanilson da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Wagner Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Guilherme Martins Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee2: Passos, Frederico Salgueiro
Resumo: É praticamente inegável a importância da matemática no desenvolvimento atual da nossa sociedade. Em particular, para os alunos que optam por cursos das áreas de Ciências, como a Física, ela desempenha um papel central. Além disso, é bastante expressiva a taxa de reprovação e evasão nos cursos de Física em todo o Brasil. Diante dessa problemática, decidimos neste trabalho fazer um levantamento do desempenho dos alunos que ingressam no curso de Licenciatura em Física da UFAL nas disciplinas de Geometria Analítica, Elementos de Física, Cálculo 1 e Física 1, nos semestres letivos de 2020-1 até 2022-1. Também investigamos a evasão neste período. Posteriormente, elaboramos um projeto de nivelamento para tentar sanar as deficiências em matemática básica dos alunos que ingressaram no curso no semestre letivo de 2023.1. Investigamos o desempenho dos alunos em algumas questões de matemática básica antes e após o nivelamento. Um dos resultados encontrados foi que o nivelamento teve um impacto significativo no desempenho dos alunos em questões que envolviam conceitos básicos de matemática, como potenciação, frações, funções, trigonometria, inequações, equações do primeiro e segundo grau, números fatoriais, entre outros. Embora não tenhamos tido tempo hábil para avaliar o impacto do nivelamento no desempenho dos alunos nas disciplinas do curso, bem como se o nivelamento ajudará a reduzir a evasão desses alunos, os resultados obtidos no nivelamento mostram que talvez essa seja de fato uma proposta acertada para sanar as deficiências em matemática básica dos alunos que ingressam nos cursos de Ciências, em particular no curso de Física.
Abstract: The importance of mathematics in the current development of our society is practically undeniable. Particularly for students opting for courses in the Sciences, such as Physics, it plays a central role. Additionally, the dropout and failure rates in Physics courses across Brazil are quite significant. Faced with this issue, we decided in this study to survey the performance of students entering the Physics Education course at UFAL in the disciplines of Analytical Geometry, Elements of Physics, Calculus 1, and Physics 1, from the academic semesters of 2020-1 to 2022-1. We also investigated dropout rates during this period. Subsequently, we developed a leveling project to address the basic mathematics deficiencies of students who enrolled in the course in the academic semester of 2023.1. We investigated the students' performance in some basic mathematics questions before and after the leveling. One of the findings was that the leveling had a significant impact on students' performance in questions involving basic mathematical concepts such as exponentiation, fractions, functions, trigonometry, inequalities, first and second-degree equations, factorial numbers, among others. Although we did not have sufficient time to assess the impact of leveling on students' performance in course subjects, as well as whether leveling will help reduce their dropout rates, the results obtained in the leveling suggest that perhaps this is indeed a suitable proposal to address the deficiencies in basic mathematics of students entering Science courses, particularly in the Physics course.
Palavras-chave: Física - estudo e ensino
Nivelamento
Matemática
Matemática básica
Evasão
Física Licenciatura
Basic mathematics
Dropout
Physics Education
Leveling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: BEZERRA, Ivanilson da Silva. Deficiências em matemática entre os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UFAL: uma proposta para amenizá-las. 2024. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14688
Data do documento: 15-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deficiências em matemática entre os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UFAL_uma proposta para amenizá-las.pdfDeficiências em matemática entre os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UFAL: uma proposta para amenizá-las3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.