00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14650
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiência exitosa no ensino de toxicologia básica e clínica, com abordagens ativas e uso dos laboratórios virtuais da Algetec
Autor(es): Melo, Carlos Eugênio Ataíde Costa
Primeiro Orientador: Moura, Maria Aline Barros Fidelis de
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Monica Meira Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Sabrina Joany Felizardo
Resumo: A monitoria é uma estratégia de iniciação à docência por meio de trocas pedagógicas entre pares, além de ser uma excelente oportunidade para incrementar habilidades e conhecimentos, agregando valor à vida acadêmica do monitor. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência exitosa da monitoria visando destacar a relevância dessa atividade nas disciplinas de Toxicologia e Toxicologia Aplicada, com ênfase para as abordagens ativas de construção do conhecimento e utilização dos laboratórios virtuais (Algetec). Diante desse contexto, a monitoria acadêmica assume um papel de extrema relevância, pois são conferidas ao monitor várias formas de aprofundar seus conhecimentos, sanar dúvidas, aprimorar suas habilidades teórico-práticas e ainda desenvolver estratégias de iniciação à docência em uma determinada área de conhecimento.
Abstract: Monitoring is a teaching initiation strategy through pedagogical exchanges between peers, in addition to being an excellent opportunity to increase skills and knowledge, adding value to the monitor's academic life. This work aims to report the successful experience of monitoring in order to highlight the relevance of this activity in the disciplines of Toxicology and Applied Toxicology, with emphasis on active approaches to knowledge construction and the use of virtual laboratories (Algetec). In this context, academic monitoring assumes an extremely relevant role, as monitors are given various ways of deepening their knowledge, solving doubts, improving their theoretical and practical skills and also developing strategies for starting teaching in a given area of knowledge.
Palavras-chave: Toxicologia
Metodologias ativas
Monitoria
Algetec
Toxicology
Active methodologies
Monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Fármacia - Bacharelado
Citação: MELO, Carlos Eugênio Ataíde Costa. Experiência exitosa no ensino de toxicologia básica e clínica, com abordagens ativas e uso dos laboratórios virtuais da Algetec. 2024. 7 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14650
Data do documento: 19-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.