Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14638
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação do ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar: um estudo com professores/as de escolas públicas do ensino fundamental de Maragogi–AL |
Autor(es): | Santos, Markison Braga dos |
Primeiro Orientador: | Moura, Eriberto José Lessa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima Filho, Antônio Passos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Elizabete de Andrade |
Resumo: | Na Educação Física, a avaliação da aprendizagem escolar é um tema complexo e que tem gerado dificuldades, pois, quando realizada, evidencia claramente os aspectos quantitativos de mensuração do rendimento do/a aluno/a, visando principalmente à seleção e à classificação, em detrimento dos aspectos qualitativos que se preocupam mais com os aspectos da aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente estudo busca compreender como os/as professores/as de Educação Física Escolar realizam a avaliação da aprendizagem dos/as discentes. Tendo como objetivo principal identificar quais os métodos de avaliação utilizados pelos professores/as de Educação Física nas aulas do ensino fundamental do 6° ao 9° ano. A pesquisa se apresenta como qualitativa e de característica descritiva. Sendo a sua realização com professores/as de Educação Física do ensino fundamental II, anos finais, do município de Maragogi-AL. A coleta de dados aconteceu apenas uma vez com cada professor/a, após a apresentação da proposta de pesquisa junto aos professores/as e diretores/as das escolas mediante apresentação do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e o esclarecimento dos objetivos nela contida, sendo os dados coletados através de questionário adaptado com perguntas abertas e fechadas. Com isso, observamos através dos resultados que 88,9% dos/as professores/as realizam a avaliação do ensino-aprendizagem, em períodos bimestrais de forma somativa ou final. Onde o principal objetivo dos/as professores/as é acompanhar o desenvolvimento dos/as alunos/as mediante os conteúdos trabalhados. A maioria dos/as professores/as (55,6%) divulgam o resultado das avaliações apenas para o/a aluno/a e apesar dos/as professores/as utilizarem diversos instrumentos de avaliação para acompanhar o desenvolvimento de seus alunos/as, a prova escrita e a observação da participação (88,9%) são os instrumentos mais utilizados. |
Abstract: | In Physical Education, the assessment of school learning is a complex topic that has generated difficulties, as, when carried out, it clearly highlights the quantitative aspects of measuring the student's performance, aiming mainly at selection and classification, to the detriment qualitative aspects that are more concerned with aspects of learning. Based on this assumption, the present study seeks to understand how School Physical Education teachers evaluate students' learning. The main objective is to identify which assessment methods are used by Physical Education teachers in elementary school classes from the 6th to the 9th year. The research is presented as qualitative and descriptive. It was carried out with Physical Education teachers from elementary school II, final years, in the municipality of Maragogi-AL. Data collection took place only once with each teacher, after presenting the research proposal to the teachers and school directors by presenting the TCLE (Free and Informed Consent Form) and clarifying the objectives therein. contained, with data collected through an adapted questionnaire with open and closed questions. With this, we observed through the results that 88.9% of teachers carry out the teaching-learning assessment, in bimonthly periods in a summative or final form. Where the main objective of teachers is to monitor the development of students through the content taught. The majority of teachers (55.6%) disclose the results of assessments only to the student and although teachers use various assessment instruments to monitor the development of their students, the written test and observation of participation (88.9%) are the most used instruments. |
Palavras-chave: | Avaliação Educação física escolar Ensino-aprendizagem Assessment School physical education Teaching-learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Markison Braga dos. Avaliação do ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar: um estudo com professores/as de escolas públicas do ensino fundamental de Maragogi–AL. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14638 |
Data do documento: | 6-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação do ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar_um estudo com professore_as de escolas públicas do ensino fundamental de Maragogi–AL.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.