00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário
Título(s) alternativo(s): Visual poetry in the classroom: a perspective for working with literary literacy
Autor(es): Bispo, Ruth da Silva Barros
Primeiro Orientador: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Marcelo Ferreira
Resumo: Neste trabalho, tem-se como foco central apresentar práticas de interpretação de dois poemas com o propósito de realizar experiências de leitura literária nas aulas de literatura. As atividades aqui discutidas foram realizadas em duas oficinas com alunos do ensino médio de uma escola pública de Alagoas. Nessas práticas, foram trabalhados dois poemas visuais, sobre os quais se realizaram leitura e interpretações compartilhadas. Para embasamento teórico, elaboraram-se reflexões sobre a formação do leitor literário tendo como referências documentos educacionais como as Orientações curriculares nacionais (BRASIL, 2008), além de conceitos como “letramento literário” (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Assim, através do contato efetivo com o texto literário na sala de aula, é possível despertar o gosto e o interesse por esse gênero, de modo que a leitura pode resultar não só na formação de leitores literários, mas também na transformação desses leitores, por meio das ressignificações sobre a leitura de si e do mundo que o trabalho com o letramento literário permite.
Abstract: In this work, we aim to present classroom practices for reading and interpreting two poems with the purpose of facilitating literary reading experiences in literature classes. The practices included here were conducted in two workshops with high school students from a public school in Alagoas. In these practices, two visual poems were explored, and their readings and interpretations were shared. As a theoretical foundation, reflections were developed on the formation of the literary reader, drawing on educational documents such as the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2008) as references, as well as concepts like "literary literacy" (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Thus, through meaningful engagement with literary texts in the classroom, it becomes possible to awaken a taste and interest in this genre, so that reading can lead not only to the development of literary readers but also to the transformation of these readers through redefinitions of self and the world, made possible by the work with literary literacy.
Palavras-chave: Texto literário- Poema
Letramento literário
Literatura- Ensino
Literary text - Poem
Literary literacy
Literature- Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: BISPO, Ruth da Silva Barros. A poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14592
Data do documento: 20-out-2023
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