00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Marcelo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBispo, Ruth da Silva Barros-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:55:31Z-
dc.date.available10-10-21-
dc.date.available2024-10-23T20:55:31Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationBISPO, Ruth da Silva Barros. A poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14592-
dc.description.abstractIn this work, we aim to present classroom practices for reading and interpreting two poems with the purpose of facilitating literary reading experiences in literature classes. The practices included here were conducted in two workshops with high school students from a public school in Alagoas. In these practices, two visual poems were explored, and their readings and interpretations were shared. As a theoretical foundation, reflections were developed on the formation of the literary reader, drawing on educational documents such as the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2008) as references, as well as concepts like "literary literacy" (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Thus, through meaningful engagement with literary texts in the classroom, it becomes possible to awaken a taste and interest in this genre, so that reading can lead not only to the development of literary readers but also to the transformation of these readers through redefinitions of self and the world, made possible by the work with literary literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto literário- Poemapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura- Ensinopt_BR
dc.subjectLiterary text - Poempt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLiterature- Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literáriopt_BR
dc.title.alternativeVisual poetry in the classroom: a perspective for working with literary literacypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, tem-se como foco central apresentar práticas de interpretação de dois poemas com o propósito de realizar experiências de leitura literária nas aulas de literatura. As atividades aqui discutidas foram realizadas em duas oficinas com alunos do ensino médio de uma escola pública de Alagoas. Nessas práticas, foram trabalhados dois poemas visuais, sobre os quais se realizaram leitura e interpretações compartilhadas. Para embasamento teórico, elaboraram-se reflexões sobre a formação do leitor literário tendo como referências documentos educacionais como as Orientações curriculares nacionais (BRASIL, 2008), além de conceitos como “letramento literário” (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Assim, através do contato efetivo com o texto literário na sala de aula, é possível despertar o gosto e o interesse por esse gênero, de modo que a leitura pode resultar não só na formação de leitores literários, mas também na transformação desses leitores, por meio das ressignificações sobre a leitura de si e do mundo que o trabalho com o letramento literário permite.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A poesia visual na sala de aula uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário.pdf232.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.