Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409165890861097 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Susana Souto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356306442921117 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Marcelo Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Bispo, Ruth da Silva Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T20:55:31Z | - |
dc.date.available | 10-10-21 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T20:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | BISPO, Ruth da Silva Barros. A poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14592 | - |
dc.description.abstract | In this work, we aim to present classroom practices for reading and interpreting two poems with the purpose of facilitating literary reading experiences in literature classes. The practices included here were conducted in two workshops with high school students from a public school in Alagoas. In these practices, two visual poems were explored, and their readings and interpretations were shared. As a theoretical foundation, reflections were developed on the formation of the literary reader, drawing on educational documents such as the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2008) as references, as well as concepts like "literary literacy" (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Thus, through meaningful engagement with literary texts in the classroom, it becomes possible to awaken a taste and interest in this genre, so that reading can lead not only to the development of literary readers but also to the transformation of these readers through redefinitions of self and the world, made possible by the work with literary literacy. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Texto literário- Poema | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Literatura- Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literary text - Poem | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Literature- Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | A poesia visual na sala de aula: uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário | pt_BR |
dc.title.alternative | Visual poetry in the classroom: a perspective for working with literary literacy | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, tem-se como foco central apresentar práticas de interpretação de dois poemas com o propósito de realizar experiências de leitura literária nas aulas de literatura. As atividades aqui discutidas foram realizadas em duas oficinas com alunos do ensino médio de uma escola pública de Alagoas. Nessas práticas, foram trabalhados dois poemas visuais, sobre os quais se realizaram leitura e interpretações compartilhadas. Para embasamento teórico, elaboraram-se reflexões sobre a formação do leitor literário tendo como referências documentos educacionais como as Orientações curriculares nacionais (BRASIL, 2008), além de conceitos como “letramento literário” (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009; SORRENTI, 2009). Assim, através do contato efetivo com o texto literário na sala de aula, é possível despertar o gosto e o interesse por esse gênero, de modo que a leitura pode resultar não só na formação de leitores literários, mas também na transformação desses leitores, por meio das ressignificações sobre a leitura de si e do mundo que o trabalho com o letramento literário permite. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A poesia visual na sala de aula uma perspectiva para o trabalho com o letramento literário.pdf | 232.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.