00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14589
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A revisão em processos de escrita colaborativa
Título(s) alternativo(s): Revision in collaborative writing processes
Autor(es): Santos, Larissa Maria Ramos dos
Primeiro Orientador: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Andrea da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eduardo Calil de
Resumo: A revisão em processos de escrita colaborativa é um estudo que visa investigar as revisões feitas pelos alunos em um processo de escrita colaborativa, como analisar e descrever os tipos de revisão detectados no processo de escrita e a incidência da revisão, classificando os níveis sobre os quais ela ocorre a partir das atividades metalinguísticas. O material analisado foi um manuscrito de uma dupla de alunos (ditante e escrevente), do 4º ano C, ambos com 9 anos de idade, inseridos no projeto Interwriting, em 2017, que faz parte do Laboratório do Manuscrito Escolar, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, os dados investigados foram capturados com observação dos alunos em tempo real por meio do Sistema Ramos (SR) e estudados sob o aporte da Linguística, Psicologia cognitiva e da Genética textual. Essas correntes teóricas são a base para compreensão dos estudos sobre a revisão em um processo de escrita. Ao final, os resultados mostram que as revisões incidem sobre a ortografia, a grafia e o termo léxico e que a revisão em processo de escrita colaborativa ajuda os alunos na percepção de uma escrita melhor.
Abstract: Revision in collaborative writing processes is a study that aims to investigate the revisions made by students in a collaborative writing process, such as analyzing and describing the types of revision detected in the writing process and the incidence of revision, classifying the levels on which it occurs based on metalinguistic activities. The material analyzed was a manuscript by a pair of students (dictator and writer), from 4th grade C, both aged 9, who were part of the Interwriting project in 2017, which is part of the School Manuscript Laboratory at the Federal University of Alagoas (UFAL). To this end, the data investigated was captured by observing the students in real time using the Ramos System (SR) and studied under the auspices of linguistics, cognitive.
Palavras-chave: Escrita Colaborativa - Revisão
Tipos de revisão
Collaborative Writing - Revision
Types of review
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Larissa Maria Ramos dos. A revisão em processos de escrita colaborativa. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14589
Data do documento: 29-jan-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A revisão em processos de escrita colaborativa.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.