Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14589
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A revisão em processos de escrita colaborativa |
Título(s) alternativo(s): | Revision in collaborative writing processes |
Autor(es): | Santos, Larissa Maria Ramos dos |
Primeiro Orientador: | Felipeto, Sonia Cristina Simões |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Andrea da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Eduardo Calil de |
Resumo: | A revisão em processos de escrita colaborativa é um estudo que visa investigar as revisões feitas pelos alunos em um processo de escrita colaborativa, como analisar e descrever os tipos de revisão detectados no processo de escrita e a incidência da revisão, classificando os níveis sobre os quais ela ocorre a partir das atividades metalinguísticas. O material analisado foi um manuscrito de uma dupla de alunos (ditante e escrevente), do 4º ano C, ambos com 9 anos de idade, inseridos no projeto Interwriting, em 2017, que faz parte do Laboratório do Manuscrito Escolar, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, os dados investigados foram capturados com observação dos alunos em tempo real por meio do Sistema Ramos (SR) e estudados sob o aporte da Linguística, Psicologia cognitiva e da Genética textual. Essas correntes teóricas são a base para compreensão dos estudos sobre a revisão em um processo de escrita. Ao final, os resultados mostram que as revisões incidem sobre a ortografia, a grafia e o termo léxico e que a revisão em processo de escrita colaborativa ajuda os alunos na percepção de uma escrita melhor. |
Abstract: | Revision in collaborative writing processes is a study that aims to investigate the revisions made by students in a collaborative writing process, such as analyzing and describing the types of revision detected in the writing process and the incidence of revision, classifying the levels on which it occurs based on metalinguistic activities. The material analyzed was a manuscript by a pair of students (dictator and writer), from 4th grade C, both aged 9, who were part of the Interwriting project in 2017, which is part of the School Manuscript Laboratory at the Federal University of Alagoas (UFAL). To this end, the data investigated was captured by observing the students in real time using the Ramos System (SR) and studied under the auspices of linguistics, cognitive. |
Palavras-chave: | Escrita Colaborativa - Revisão Tipos de revisão Collaborative Writing - Revision Types of review |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Larissa Maria Ramos dos. A revisão em processos de escrita colaborativa. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14589 |
Data do documento: | 29-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A revisão em processos de escrita colaborativa.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.