Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Educational sociolinguistics as a teaching tool: an analysis from the textbook Conquista - Portuguese language |
Autor(es): | Lins, Nadja Eudocia dos Santos. |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Alan Jardel de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Fabiana Pincho de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo explorar o papel fundamental do ensino da variação linguística na sala de aula, com ênfase na influência dos livros didáticos. Ao abordar a diversidade de formas de expressão, a pesquisa destaca a sociolinguística educacional como uma área essencial para compreender a relação entre linguagem, sociedade e educação. O estudo concentra-se em analisar como o livro didático "A Conquista- Língua Portuguesa", do ensino fundamental (6º ano), das autoras Eliana Santos Beltrão, Tereza e Cristina Santos Gordilho, incorpora a variação linguística, visando avaliar a congruência dessas estratégias com as recomendações da BNCC, Marcos Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004-2005). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental-bibliográfica para investigar a presença e a adequação dessas estratégias no material didático, contribuindo para uma compreensão mais profunda da integração da variação linguística no ensino fundamental II. |
Abstract: | This work aims to explore the fundamental role of teaching linguistic variation in the classroom, with an emphasis on the influence of textbooks. By addressing the diversity of forms of expression, the research highlights educational sociolinguistics as an essential area for understanding the relationship between language, society and education. The study focuses on analyzing how the textbook "A Conquista da Língua Portuguesa", for elementary school (6th year), by authors Eliana Santos Beltrão, Tereza and Cristina Santos Gordilho, incorporates linguistic variation, aiming to evaluate the congruence of these strategies with the recommendations of BNCC, Marcos Bagno (2007) and Bortoni-Ricardo (2004-2005). The research adopts a qualitative and documentary-bibliographical approach to investigate the presence and adequacy of these strategies in the teaching material, contributing to a deeper understanding of the integration of linguistic variation in elementary school II. |
Palavras-chave: | Variação linguística Sociolinguística educacional Livro didático – Análise Linguistic variation Educational sociolinguistics Textbook - Analysis |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | LINS, Nadja Eudocia dos Santos. A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino : uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesa. 2024. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588 |
Data do documento: | 22-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino uma análise.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.