00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Educational sociolinguistics as a teaching tool: an analysis from the textbook Conquista - Portuguese language
Autor(es): Lins, Nadja Eudocia dos Santos.
Primeiro Orientador: Oliveira, Alan Jardel de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar o papel fundamental do ensino da variação linguística na sala de aula, com ênfase na influência dos livros didáticos. Ao abordar a diversidade de formas de expressão, a pesquisa destaca a sociolinguística educacional como uma área essencial para compreender a relação entre linguagem, sociedade e educação. O estudo concentra-se em analisar como o livro didático "A Conquista- Língua Portuguesa", do ensino fundamental (6º ano), das autoras Eliana Santos Beltrão, Tereza e Cristina Santos Gordilho, incorpora a variação linguística, visando avaliar a congruência dessas estratégias com as recomendações da BNCC, Marcos Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004-2005). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental-bibliográfica para investigar a presença e a adequação dessas estratégias no material didático, contribuindo para uma compreensão mais profunda da integração da variação linguística no ensino fundamental II.
Abstract: This work aims to explore the fundamental role of teaching linguistic variation in the classroom, with an emphasis on the influence of textbooks. By addressing the diversity of forms of expression, the research highlights educational sociolinguistics as an essential area for understanding the relationship between language, society and education. The study focuses on analyzing how the textbook "A Conquista da Língua Portuguesa", for elementary school (6th year), by authors Eliana Santos Beltrão, Tereza and Cristina Santos Gordilho, incorporates linguistic variation, aiming to evaluate the congruence of these strategies with the recommendations of BNCC, Marcos Bagno (2007) and Bortoni-Ricardo (2004-2005). The research adopts a qualitative and documentary-bibliographical approach to investigate the presence and adequacy of these strategies in the teaching material, contributing to a deeper understanding of the integration of linguistic variation in elementary school II.
Palavras-chave: Variação linguística
Sociolinguística educacional
Livro didático – Análise
Linguistic variation
Educational sociolinguistics
Textbook - Analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: LINS, Nadja Eudocia dos Santos. A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino : uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesa. 2024. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588
Data do documento: 22-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino uma análise.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.