00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Alan Jardel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2472308353478468pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorLins, Nadja Eudocia dos Santos.-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:38:12Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-23T20:38:12Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationLINS, Nadja Eudocia dos Santos. A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino : uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesa. 2024. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14588-
dc.description.abstractThis work aims to explore the fundamental role of teaching linguistic variation in the classroom, with an emphasis on the influence of textbooks. By addressing the diversity of forms of expression, the research highlights educational sociolinguistics as an essential area for understanding the relationship between language, society and education. The study focuses on analyzing how the textbook "A Conquista da Língua Portuguesa", for elementary school (6th year), by authors Eliana Santos Beltrão, Tereza and Cristina Santos Gordilho, incorporates linguistic variation, aiming to evaluate the congruence of these strategies with the recommendations of BNCC, Marcos Bagno (2007) and Bortoni-Ricardo (2004-2005). The research adopts a qualitative and documentary-bibliographical approach to investigate the presence and adequacy of these strategies in the teaching material, contributing to a deeper understanding of the integration of linguistic variation in elementary school II.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectLivro didático – Análisept_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectEducational sociolinguisticspt_BR
dc.subjectTextbook - Analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA sociolinguística educacional como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático Conquista - língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeEducational sociolinguistics as a teaching tool: an analysis from the textbook Conquista - Portuguese languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo explorar o papel fundamental do ensino da variação linguística na sala de aula, com ênfase na influência dos livros didáticos. Ao abordar a diversidade de formas de expressão, a pesquisa destaca a sociolinguística educacional como uma área essencial para compreender a relação entre linguagem, sociedade e educação. O estudo concentra-se em analisar como o livro didático "A Conquista- Língua Portuguesa", do ensino fundamental (6º ano), das autoras Eliana Santos Beltrão, Tereza e Cristina Santos Gordilho, incorpora a variação linguística, visando avaliar a congruência dessas estratégias com as recomendações da BNCC, Marcos Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004-2005). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental-bibliográfica para investigar a presença e a adequação dessas estratégias no material didático, contribuindo para uma compreensão mais profunda da integração da variação linguística no ensino fundamental II.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sociolinguística educacional como ferramenta de ensino uma análise.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.