00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Tipo: Dissertação
Título: Logaritmo de números reais negativos: uma proposta didática para a série final do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Marciel da
Primeiro Orientador: Silva, Márcio Henrique Batista da
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, José Ivan da Silva
Resumo: Este trabalho propõe uma sequência didática ao educando que está concluindo o Ensino médio para que o mesmo possa responder com clareza e eficiência se existe ou não logaritmo de um número real negativo. No primeiro ano do ensino médio, as definições e propriedades dos logaritmos são apresentadas apenas para os números reais positivos. Os alunos terminam o ensino médio e não é feita a ligação de logaritmos e números complexos para demonstrar que existem sim logaritmos de números reais negativos, logo esses estudantes concluem a educação básica acreditando que não existe logaritmo de números negativos. A partir dessa ótica elaboramos uma sequência didática, fazendo a ligação entre história da matemática, números complexos, funções logarítmicas, exponenciais e também a equação de Euler, com objetivo de mostrar que existem logaritmos de números reais negativos. Só que a solução não vai ser um número real, como acreditava alguns matemáticos dos séculos XVII e XVIII, mas sim um número imaginário.
Abstract: This paper proposes a teaching sequence to the student who is finishing High school so that it can respond clearly and effectively whether or not logarithm of negative real number. In the first year of high school, the definitions and properties of logarithms are presented only for positive real numbers. Students finish high school and the connection of logarithms and complex numbers is not done to show that there are rather logarithms of negative real numbers, then these students complete their basic education believing that there is no logarithm of negative numbers. From this perspective we developed a didactic sequence, making the connection between the history of mathematics, complex numbers, logarithmic, exponential functions and also the Euler equation, in order to show that there are logarithms of negative real numbers. But the solution will not be real, as some believed mathematicians of the seventeenth and eighteenth centuries, but an imaginary number.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Logaritmos – Números negativos
Números complexos
Euler, Equação de
Sequência didática
Mathematics – Study teaching
Logarithms - Negative numbers
Complex numbers
Euler, equation
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Marciel da. Logaritmo de números reais negativos: uma proposta didática para a série final do Ensino médio. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Matemática) –Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14584
Data do documento: 27-mai-2016
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