00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Ivan da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2077457129310194pt_BR
dc.creatorSilva, Marciel da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6931125952942192pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-23T19:53:00Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T19:53:00Z-
dc.date.issued2016-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Marciel da. Logaritmo de números reais negativos: uma proposta didática para a série final do Ensino médio. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Matemática) –Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14584-
dc.description.abstractThis paper proposes a teaching sequence to the student who is finishing High school so that it can respond clearly and effectively whether or not logarithm of negative real number. In the first year of high school, the definitions and properties of logarithms are presented only for positive real numbers. Students finish high school and the connection of logarithms and complex numbers is not done to show that there are rather logarithms of negative real numbers, then these students complete their basic education believing that there is no logarithm of negative numbers. From this perspective we developed a didactic sequence, making the connection between the history of mathematics, complex numbers, logarithmic, exponential functions and also the Euler equation, in order to show that there are logarithms of negative real numbers. But the solution will not be real, as some believed mathematicians of the seventeenth and eighteenth centuries, but an imaginary number.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectLogaritmos – Números negativospt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectEuler, Equação dept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMathematics – Study teachingpt_BR
dc.subjectLogarithms - Negative numberspt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectEuler, equationpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleLogaritmo de números reais negativos: uma proposta didática para a série final do Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma sequência didática ao educando que está concluindo o Ensino médio para que o mesmo possa responder com clareza e eficiência se existe ou não logaritmo de um número real negativo. No primeiro ano do ensino médio, as definições e propriedades dos logaritmos são apresentadas apenas para os números reais positivos. Os alunos terminam o ensino médio e não é feita a ligação de logaritmos e números complexos para demonstrar que existem sim logaritmos de números reais negativos, logo esses estudantes concluem a educação básica acreditando que não existe logaritmo de números negativos. A partir dessa ótica elaboramos uma sequência didática, fazendo a ligação entre história da matemática, números complexos, funções logarítmicas, exponenciais e também a equação de Euler, com objetivo de mostrar que existem logaritmos de números reais negativos. Só que a solução não vai ser um número real, como acreditava alguns matemáticos dos séculos XVII e XVIII, mas sim um número imaginário.pt_BR
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