00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Janaina Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458964595349160pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vanuza Souza-
dc.creatorMedeiros, Jocelaine de Souza-
dc.creatorSantos, Julio Elias Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090388717048997pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3469194452355754pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-08T17:13:15Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-08T17:13:15Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jocelaine de Souza; SANTOS, Julio Elias Pereira dos. O relacionamento com o cliente como estratégia de relações públicas e ferramenta de crescimento comercial: a aplicação do departamento de sucesso do aluno na Faculdade Raimundo Marinho. 2024. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14491-
dc.description.abstractIn a market context that is increasingly competitive, innovative and susceptible to change, especially in the education segment, this work addresses an analysis of the relationship between Customer Success and Public Relations (PR) with a specific focus in the application of CS at Faculdade Raimundo Marinho (FRM), seeking to understand whether it, built under the name of Student Success (SDA), contributed to increasing the number of students at the institution in the year 2022. The project methodology involves a initial literature review to understand the concepts of Customer Success, followed by an analysis of the educational institution's commercial results and a quantitative survey involving FRM students to evaluate their perception in relation to the SDA department. Finally, we will demonstrate what strategies were used by the department and whether their application contributed to boosting the results in terms of student retention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCliente - Sucessopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectClientes - Relacionamentopt_BR
dc.subjectCustomer Successpt_BR
dc.subjectPublic Relationspt_BR
dc.subjectCustomer relationshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleO relacionamento com o cliente como estratégia de relações públicas e ferramenta de crescimento comercial: a aplicação do departamento de sucesso do aluno na Faculdade Raimundo Marinhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEm um contexto de mercado cada dia mais competitivo, inovador e suscetível a mudanças, especialmente no segmento da educação, o presente trabalho aborda uma análise da relação entre o Sucesso do Cliente (Customer Success) e as Relações Públicas (RP) com um enfoque específico na aplicação do CS na Faculdade Raimundo Marinho (FRM), buscando entender se o mesmo, construído com o nome de Sucesso do Aluno (SDA) contribuiu para aumentar os números de estudantes da instituição no ano de 2022. A metodologia do projeto envolve uma revisão bibliográfica inicial para compreender os conceitos de Customer Success, seguida por uma análise dos resultados comerciais da instituição de ensino e da análise de uma pesquisa quantitativa envolvendo discentes da FRM para avaliar a percepção deles em relação ao departamento de SDA. Por fim, iremos demonstrar quais foram as estratégias utilizadas pelo departamento e se a aplicação do mesmo contribuiu para alavancar os resultados quanto a retenção dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O relacionamento com o cliente como estratégia de relações públicas e ferramenta de crescimento comercial_a aplicação do departamento de sucesso do aluno na Faculdade Raimundo Marinho.pdfO relacionamento com o cliente como estratégia de relações públicas e ferramenta de crescimento comercial: a aplicação do departamento de sucesso do aluno na Faculdade Raimundo Marinho2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.