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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL |
Autor(es): | Silva, Aline Timóteo da |
Primeiro Orientador: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Maria Amélia |
Resumo: | Com a pandemia do COVID-19, muitas escolas da rede básica de educação tiveram que modificar e adaptar seus métodos de ensino. No primeiro momento, as aulas passaram a ser de forma remota, com os alunos estudando por meio do aplicativo WhatsApp. As rotinas eram mudadas com frequência e, com isso, era preciso pensar sobre a aprendizagem dos alunos com deficiência. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, teve se o objetivo de analisar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da cidade de Murici-Alagoas, que estavam matriculados na educação básica, particularmente no Ensino Fundamental 1 e 2, foram apoiados (ou não) durante o período pandêmico e no retorno às aulas presencias pós pandemia até o primeiro trimestre de 2023, pelos professores de Educação Física. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professores de Educação Física lotados na cidade de Murici –Alagoas, que tinham em sua (s) turma (s) aluno ou alunos com TEA, durante o período pandêmico. Os resultados mostram as dificuldades para garantir a permanência e o aprendizado deste alunado durante o período pandêmico, tendo em vista a necessidade do trabalho em conjunto entre professores, família, escola e toda a sociedade. Apesar disso, os professores conseguiram pontualmente elaborar aulas, possibilitando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. No período online, os alunos com TEA não participaram ativamente das aulas e as adaptações, por vezes, não foram suficientes por conta da falta de recursos no momento e da ajuda disponibilizada pelos pais dos alunos. Sendo assim para que a inclusão aconteça de fato e de direito todos precisam participar e a pandemia fragilizou ainda mais o acesso à educação deste público. |
Abstract: | não tem |
Palavras-chave: | Inclusão Pandemia Professor de Educação Física Transtorno do Espectro Autista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Aline Timóteo da. Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL. 2024. [31]f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485 |
Data do documento: | 30-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL.pdf | 293.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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