00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL
Autor(es): Silva, Aline Timóteo da
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Maria Amélia
Resumo: Com a pandemia do COVID-19, muitas escolas da rede básica de educação tiveram que modificar e adaptar seus métodos de ensino. No primeiro momento, as aulas passaram a ser de forma remota, com os alunos estudando por meio do aplicativo WhatsApp. As rotinas eram mudadas com frequência e, com isso, era preciso pensar sobre a aprendizagem dos alunos com deficiência. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, teve se o objetivo de analisar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da cidade de Murici-Alagoas, que estavam matriculados na educação básica, particularmente no Ensino Fundamental 1 e 2, foram apoiados (ou não) durante o período pandêmico e no retorno às aulas presencias pós pandemia até o primeiro trimestre de 2023, pelos professores de Educação Física. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professores de Educação Física lotados na cidade de Murici –Alagoas, que tinham em sua (s) turma (s) aluno ou alunos com TEA, durante o período pandêmico. Os resultados mostram as dificuldades para garantir a permanência e o aprendizado deste alunado durante o período pandêmico, tendo em vista a necessidade do trabalho em conjunto entre professores, família, escola e toda a sociedade. Apesar disso, os professores conseguiram pontualmente elaborar aulas, possibilitando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. No período online, os alunos com TEA não participaram ativamente das aulas e as adaptações, por vezes, não foram suficientes por conta da falta de recursos no momento e da ajuda disponibilizada pelos pais dos alunos. Sendo assim para que a inclusão aconteça de fato e de direito todos precisam participar e a pandemia fragilizou ainda mais o acesso à educação deste público.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Inclusão
Pandemia
Professor de Educação Física
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Aline Timóteo da. Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL. 2024. [31]f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485
Data do documento: 30-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.