00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Soraya Dayanna Guimarães-
dc.contributor.referee2Viana, Maria Amélia-
dc.creatorSilva, Aline Timóteo da-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:52:05Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T18:52:05Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Timóteo da. Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL. 2024. [31]f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectProfessor de Educação Físicapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleInclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a pandemia do COVID-19, muitas escolas da rede básica de educação tiveram que modificar e adaptar seus métodos de ensino. No primeiro momento, as aulas passaram a ser de forma remota, com os alunos estudando por meio do aplicativo WhatsApp. As rotinas eram mudadas com frequência e, com isso, era preciso pensar sobre a aprendizagem dos alunos com deficiência. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, teve se o objetivo de analisar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da cidade de Murici-Alagoas, que estavam matriculados na educação básica, particularmente no Ensino Fundamental 1 e 2, foram apoiados (ou não) durante o período pandêmico e no retorno às aulas presencias pós pandemia até o primeiro trimestre de 2023, pelos professores de Educação Física. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professores de Educação Física lotados na cidade de Murici –Alagoas, que tinham em sua (s) turma (s) aluno ou alunos com TEA, durante o período pandêmico. Os resultados mostram as dificuldades para garantir a permanência e o aprendizado deste alunado durante o período pandêmico, tendo em vista a necessidade do trabalho em conjunto entre professores, família, escola e toda a sociedade. Apesar disso, os professores conseguiram pontualmente elaborar aulas, possibilitando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. No período online, os alunos com TEA não participaram ativamente das aulas e as adaptações, por vezes, não foram suficientes por conta da falta de recursos no momento e da ajuda disponibilizada pelos pais dos alunos. Sendo assim para que a inclusão aconteça de fato e de direito todos precisam participar e a pandemia fragilizou ainda mais o acesso à educação deste público.pt_BR
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