Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8834824295660511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Soraya Dayanna Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | Viana, Maria Amélia | - |
dc.creator | Silva, Aline Timóteo da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T18:52:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T18:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Timóteo da. Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL. 2024. [31]f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14485 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Professor de Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física: desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a pandemia do COVID-19, muitas escolas da rede básica de educação tiveram que modificar e adaptar seus métodos de ensino. No primeiro momento, as aulas passaram a ser de forma remota, com os alunos estudando por meio do aplicativo WhatsApp. As rotinas eram mudadas com frequência e, com isso, era preciso pensar sobre a aprendizagem dos alunos com deficiência. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, teve se o objetivo de analisar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da cidade de Murici-Alagoas, que estavam matriculados na educação básica, particularmente no Ensino Fundamental 1 e 2, foram apoiados (ou não) durante o período pandêmico e no retorno às aulas presencias pós pandemia até o primeiro trimestre de 2023, pelos professores de Educação Física. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professores de Educação Física lotados na cidade de Murici –Alagoas, que tinham em sua (s) turma (s) aluno ou alunos com TEA, durante o período pandêmico. Os resultados mostram as dificuldades para garantir a permanência e o aprendizado deste alunado durante o período pandêmico, tendo em vista a necessidade do trabalho em conjunto entre professores, família, escola e toda a sociedade. Apesar disso, os professores conseguiram pontualmente elaborar aulas, possibilitando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. No período online, os alunos com TEA não participaram ativamente das aulas e as adaptações, por vezes, não foram suficientes por conta da falta de recursos no momento e da ajuda disponibilizada pelos pais dos alunos. Sendo assim para que a inclusão aconteça de fato e de direito todos precisam participar e a pandemia fragilizou ainda mais o acesso à educação deste público. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico nas aulas de educação física desafios e realidades para os professores da rede municipal de Murici-AL.pdf | 293.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.