00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee2Pereira, Alan Anderson da Silva-
dc.creatorLima, Rafael Bruno Feitoza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0530979560684783pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T16:49:52Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T16:49:52Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationLIMA, Rafael Bruno Feitoza de. O "verdadeiro" fundamento da matemática elementar. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14477-
dc.description.abstractThis work aims to study the beginning and development of axiomatic systems, focusing mainly on set theory, created by George Cantor. The goal is to define axiomatic systems and show some paradoxes presented by the so-called “naive” set theory, where some examples of paradoxes and definitions in other theories will also be given to explain the scope and relevance of the content treated here, and how the axiomatization created by Zermelo and Fraenkel is able to avoid these paradoxes. Also, the equivalence between the Axiom of Choice, Zermelo’s theorem and Zorn’s Lemma will be presented. We offer a special section to demonstrate the surprising equivalence between the Axiom of Choice and the statement that every vector space has a basis. Finally, we give some additional sections talk about Gödel’s incompleteness theorem and show statements that cannot be proven in the ZFC system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAxioma da escolhapt_BR
dc.subjectEspaços vetoriaispt_BR
dc.subjectEquivalênciaspt_BR
dc.subjectSistemas axiomáticospt_BR
dc.subjectAxiom of choicept_BR
dc.subjectVector space basespt_BR
dc.subjectEquivalencespt_BR
dc.subjectAxiomatic systemspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO "verdadeiro" fundamento da matemática elementarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa fazer um estudo das origens e do desenvolvimento dos sistemas axiomáticos, tendo enfoque principalmente na teoria dos conjuntos, criada por George Cantor. Pretende-se definir sistemas axiomáticos e mostrar alguns paradoxos presentes na chamada "Teoria Ingênua dos Conjuntos", onde também serão dados alguns exemplos de paradoxos e definições em outras teorias para explicitar o alcance e a importância do conteúdo tratado neste trabalho, e de como a axiomatização criada por Zermelo e Fraenkel é capaz de evitar esses paradoxos. Após isso será apresentada a equivalência entre o Axioma da Escolha, o teorema de Zermelo e o Lema de Zorn, dedicando também uma seção especial para demonstrar a surpreendente equivalência entre o Axioma da Escolha e o afirmação de que todo espaço vetorial possui uma base. Algumas seções adicionais falam sobre o teorema da incompletude de Gödel e mostram afirmações que não podem ser provadas no sistema ZFC.pt_BR
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