00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.referee2Souza, Murilo Mendonça-
dc.creatorAlmeida, Benedito Larangeira de-
dc.date.accessioned2024-10-03T17:44:55Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2024-10-03T17:44:55Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Benedito Larangeira de. Inclusão na escola campo do PRP geografia: a visão dos alunos com deficiência. 2024. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14457-
dc.description.abstractThe school needs to serve students with disabilities in order to adapt their curriculum, offering training and training to teachers to promote the meeting of the educational needs of these students, since the school is a space for experiences, socialization and integration between people. Physical barriers must also be eliminated so that everyone, equally and fairly, has access to quality education. Thus, the Federal Institute of Alagoas (IFAL), one of the field schools of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Geography course at the Federal University of Alagoas, 2022-2024 edition, presents its own regulations through the Center for Assistance to People with Needs (NAPNE) can provide assistance to students with disabilities. Therefore, the present work aims to discuss the inclusion of the school environment and present the results of the research carried out at IFAL Campus Maceió, on the view of students with disabilities regarding inclusion in the aforementioned rural school. The research involved the participation of 9 students who receive assistance from NAPNE. The investigation used the qualitative method and used the questionnaire as a research instrument. The results demonstrated that, although all the students consulted are aware of NAPNE and feel included in the institution, some of them pointed out the lack of support from colleagues, the room's lighting problem, and the lack of qualifications of the technical and teaching staff as obstacles encountered.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectObstáculospt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectStudent with disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectObstaclespt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleInclusão na escola campo do PRP geografia: a visão dos alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA escola precisa atender os alunos com deficiência de forma a adequar seu currículo, oferecendo formação e capacitação aos docentes para promover o atendimento das necessidades educativas desses discentes, visto que a escola é um espaço de vivências, de socialização e de integração entre as pessoas. As barreiras físicas também devem ser eliminadas para que assim, todos, de forma igualitária e justa, tenham acesso a uma educação de qualidade. Assim, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), uma das escolas campo do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas, edição 2022-2024, apresenta normativas próprias para através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) possa dar assistência ao aluno com deficiência. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a inclusão do ambiente escolar e apresentar os resultados da pesquisa realizada no IFAL Campus Maceió, sobre a visão dos alunos com deficiência a respeito da inclusão na referida escola campo. A pesquisa contou com a participação de 9 alunos que recebem a assistência do NAPNE. A investigação utilizou o método qualitativo e empregou o questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados demonstraram que, embora todos os discentes consultados conheçam o NAPNE e sintam-se incluídos na instituição, parte destes apontaram a falta de apoio dos colegas, problema de luminosidade da sala e a falta de qualificação do quadro técnico e docente como obstáculos para a promoção da inclusão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão na escola campo do PRP geografia a visão dos alunos com deficiência.pdf300.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.