Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14323
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiência |
Autor(es): | Santos, Arthur Honório dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Mônica Araújo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Martins, Thatiane Verissimo dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Edma Miranda de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Evellyn Patrícia Santos da |
Resumo: | O cenário educacional contemporâneo vem sendo composto por desafios cada vez mais complexos. Falta de recursos, sobrecarga de aulas, alunos cada vez mais conectado as redes sociais e menos conectado ao processo de ensino e aprendizagem, são exemplos de desafios do século XXI, os quais impedem o avanço no sistema de ensino. Nesse contexto, as legislações exigem que os professorem se reinventem, comecem a repensar sua arte de ensinar, o que resulta em mais um desafio. Diante do exposto, o presente trabalho apresenta a importância do Estágio Supervisionado na formação docente, pois é nessa fase que eles começam a ter contato com sua profissão. A pesquisa foi dividida em dois momentos. O primeiro é a autonarração dos estágios realizados pelo autor deste trabalho realizado no IFAL numa turma de curso técnico em química noturno. O segundo momento foi uma pesquisa realizada por meio de um formulário on-line com 25 alunos do curso de Química Licenciatura da UFAL com o intuito de saber a importância da disciplina na formação deles. Como resultado, relato que foi uma aprendizagem única. No estágio observacional (I e II) observei a interação verbal professor-aluno, metodologias, material didático, categorias de Flanders, PPP além da estrutura física. Nos estágios de regência (III e IV) assumi o papel de professor. O frio na barriga, o medo, a insegurança foram sentimentos constantes em cada encontro. Mas cabe destacar que aprendi muito. O estágio, oferece a prática docente, como principal possibilidade de crescimento. Pois é nesse momento que nos preparamos para exercer nossa função. A pesquisa realizada com os discentes mostrou que 85% dos entrevistados apontaram que a disciplina foi de fundamental importância para o seu crescimento. Assim, podemos inferir que o estágio supervisionado é a etapa crucial para que o licenciando desenvolva suas habilidades e exerça uma fantástica prática docente. |
Abstract: | The contemporary educational scenario is being made up of increasingly complex challenges. Lack of resources, overload of classes, students increasingly connected to social networks and less connected to the teaching and learning process, are examples of challenges of the 21st century, which impede progress in the education system. In this context, legislation requires teachers to reinvent themselves, to start rethinking their art of teaching, which results in yet another challenge. In view of the above, this work presents the importance of the Supervised Internship in teacher training, as it is at this stage that they begin to have contact with their profession. The research was divided into two moments. The first is the self-narration of the internships carried out by the author of this work, carried out at IFAL in a class of a technical course in chemistry at night. The second moment was research carried out through an online form with 25 students of the Chemistry Degree course at UFAL to know the importance of the discipline in their training. As a result, I report that it was a unique learning experience. In the observational stage (I and II) I observed the teacher-student verbal interaction, methodologies, teaching material, Flanders categories, PPP in addition to the physical structure. In the conducting stages (III and IV) I assumed the role of teacher. Butterflies in the stomach, fear, insecurity were constant feelings in each meeting. But it should be noted that I learned a lot. The internship offers teaching practice as the main possibility for growth. This is when we prepare to perform our role. The survey carried out with students showed that 85% of those interviewed indicated that the discipline was of fundamental importance for their growth. Thus, we can infer that the supervised internship is the crucial step for the graduate to develop their skills and carry out a fantastic teaching practice. |
Palavras-chave: | Educação Química - Estudo e ensino Formação docente Education Chemistry teaching Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Arthur Honório dos. Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiência. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14323 |
Data do documento: | 16-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química_um relato de experiência.pdf | Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiência | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.