00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Thatiane Verissimo dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197648395296383pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Edma Miranda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Evellyn Patrícia Santos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0946916116901076pt_BR
dc.creatorSantos, Arthur Honório dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782449139252891pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T19:35:17Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T19:35:17Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Arthur Honório dos. Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiência. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14323-
dc.description.abstractThe contemporary educational scenario is being made up of increasingly complex challenges. Lack of resources, overload of classes, students increasingly connected to social networks and less connected to the teaching and learning process, are examples of challenges of the 21st century, which impede progress in the education system. In this context, legislation requires teachers to reinvent themselves, to start rethinking their art of teaching, which results in yet another challenge. In view of the above, this work presents the importance of the Supervised Internship in teacher training, as it is at this stage that they begin to have contact with their profession. The research was divided into two moments. The first is the self-narration of the internships carried out by the author of this work, carried out at IFAL in a class of a technical course in chemistry at night. The second moment was research carried out through an online form with 25 students of the Chemistry Degree course at UFAL to know the importance of the discipline in their training. As a result, I report that it was a unique learning experience. In the observational stage (I and II) I observed the teacher-student verbal interaction, methodologies, teaching material, Flanders categories, PPP in addition to the physical structure. In the conducting stages (III and IV) I assumed the role of teacher. Butterflies in the stomach, fear, insecurity were constant feelings in each meeting. But it should be noted that I learned a lot. The internship offers teaching practice as the main possibility for growth. This is when we prepare to perform our role. The survey carried out with students showed that 85% of those interviewed indicated that the discipline was of fundamental importance for their growth. Thus, we can infer that the supervised internship is the crucial step for the graduate to develop their skills and carry out a fantastic teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO cenário educacional contemporâneo vem sendo composto por desafios cada vez mais complexos. Falta de recursos, sobrecarga de aulas, alunos cada vez mais conectado as redes sociais e menos conectado ao processo de ensino e aprendizagem, são exemplos de desafios do século XXI, os quais impedem o avanço no sistema de ensino. Nesse contexto, as legislações exigem que os professorem se reinventem, comecem a repensar sua arte de ensinar, o que resulta em mais um desafio. Diante do exposto, o presente trabalho apresenta a importância do Estágio Supervisionado na formação docente, pois é nessa fase que eles começam a ter contato com sua profissão. A pesquisa foi dividida em dois momentos. O primeiro é a autonarração dos estágios realizados pelo autor deste trabalho realizado no IFAL numa turma de curso técnico em química noturno. O segundo momento foi uma pesquisa realizada por meio de um formulário on-line com 25 alunos do curso de Química Licenciatura da UFAL com o intuito de saber a importância da disciplina na formação deles. Como resultado, relato que foi uma aprendizagem única. No estágio observacional (I e II) observei a interação verbal professor-aluno, metodologias, material didático, categorias de Flanders, PPP além da estrutura física. Nos estágios de regência (III e IV) assumi o papel de professor. O frio na barriga, o medo, a insegurança foram sentimentos constantes em cada encontro. Mas cabe destacar que aprendi muito. O estágio, oferece a prática docente, como principal possibilidade de crescimento. Pois é nesse momento que nos preparamos para exercer nossa função. A pesquisa realizada com os discentes mostrou que 85% dos entrevistados apontaram que a disciplina foi de fundamental importância para o seu crescimento. Assim, podemos inferir que o estágio supervisionado é a etapa crucial para que o licenciando desenvolva suas habilidades e exerça uma fantástica prática docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química_um relato de experiência.pdfDesafios e possibilidades do estágio supervisionado na formação do professor de química: um relato de experiência3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.