00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0913248203327424pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Débora de Barros Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Fernando Antonio de Melo Sá-
dc.contributor.referee3Oliveira, José Rafael dos Santos Cordeiro-
dc.creatorAlves, Hyderson dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-06T12:59:30Z-
dc.date.available2024-09-06-
dc.date.available2024-09-06T12:59:30Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationALVES, Hyderson dos Santos. Espaço bom não é espaço morto! Proposta de anteprojeto arquitetônico de um Centro| de Aprendizagem e Inclusão Social — CAIS, como estratégia de segurança urbana para a cidade de Rio Largo/AL. 2024. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14197-
dc.description.abstractUrban violence, as well as its rapid growth in recent decades, has been a problem that affects all social classes, arousing interest among theorists and laypeople in the subject. For this reason, public policies to combat crime, through social inclusion and strengthening poorer communities, are necessary and are gaining notoriety. In view of this, the main objective of this work is premised on the development of an educational center, as a strategy for security and spatial vitality between two conflict regions in the city of Rio Largo - AL, in order to propose a design in the urban fabric that allows the requalification of these areas targeting existing needs in the location. To achieve this objective, it was necessary: 1 - studies on urban violence and what are the possible strategies for combating crime, with an emphasis on built space and how this can promote safer and more habitable spaces, 2- understand the relationships between the regions of Vila Betel and Biquinha as well as questions about infrastructure, basic sanitation, public teaching equipment, leisure and mobility, 3 documentary survey, city data and photographs of the region. From this, guidelines were defined and studies of volume, flows, connections and other important points for the development of the learning center at the preliminary project level were prepared.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectRequalificação urbanapt_BR
dc.subjectArquitetura e urbanismo - Conforto ambientalpt_BR
dc.subjectVitalidade urbana - Rio Largo/ALpt_BR
dc.subjectCrime Preventionpt_BR
dc.subjectUrban requalificationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSchools of peacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleEspaço bom não é espaço morto! Proposta de anteprojeto arquitetônico de um Centro| de Aprendizagem e Inclusão Social — CAIS, como estratégia de segurança urbana para a cidade de Rio Largo/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA violência urbana bem como o seu rápido crescimento nas últimas décadas tem sido um problema que atinge a todas as camadas sociais, despertando o interesse entre teóricos ou leigos pelo assunto. Por este motivo, políticas públicas de combate ao crime, por meio da inclusão social e fortalecimento de comunidades mais carentes, são necessárias e estão ganhando notoriedade. Em vista disto, o objetivo principal deste trabalho tem como premissa o desenvolvimento de um centro educativo, como estratégia de segurança e vitalidade espacial entre duas regiões de conflito na cidade de Rio Largo - AL, a fim de propor um desenho na malha urbana que possibilite a requalificação destas áreas visando as carências existentes no local. Para o alcance deste objetivo, se fez necessário: 1 - estudos acerca da violência urbana e quais as estratégias possíveis de combate ao crime, com ênfase no espaço construído e de como este pode promover espaços mais seguros e habitáveis, 2- entender as relações entre as regiões de Vila Betel e Biquinha bem como questões sobre infraestrutura, saneamento básico, equipamento público de ensino, lazer e mobilidade, 3 levantamento documental, dados da cidade e fotografias da região. A partir disso, foram definidas diretrizes e elaborados estudos de volume, fluxos, conexões e outros pontos importantes para o desenvolvimento do centro de aprendizagem em nível de anteprojeto. Palavras-chave: Prevenção do Crime; Requalificação Urbana; Políticas Públicas; Escolas da paz .pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.