00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento infantil no ambiente familiar violento: uma revisão da literatura sob a perspectiva winnicottiana
Título(s) alternativo(s): Child development in the violent family environment: a review of the literature from the winnicottian perspective
Autor(es): Chaves, Bruno César Lima
Vilela, Wanderléa dos Santos Silva
Primeiro Orientador: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como finalidade compreender o desenvolvimento infantil no ambiente familiar violento à luz da psicanálise winnicottiana e refletir acerca de suas dificuldades e desafios. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de artigos publicados sobre o tema, do início de 2010 a junho de 2022, nas bases de dados CAPES, SciELO e PePSIC, através dos descritores “Winnicott”, “psicanálise”, “criança”, “desenvolvimento”. Depois do emprego dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados seis artigos - esse número reduzido possibilitou verificar que há poucos estudos apoiados no pensamento de Winnicott que façam referência à relação desenvolvimento infantil e violência no âmbito familiar. Conclui-se que a criança que reside num ambiente familiar violento, seja direta ou indiretamente, possui uma falha no processo de amadurecimento e que foram identificadas como insegurança, sentimento de culpa, desenvolvimento de falso self, comportamento agressivo, tendência antissocial.
Abstract: Não tem.
Palavras-chave: Teoria Winnicottiana
Desenvolvimento infantil
Segurança (Psicologia)
Winnicottian theory
Child development
Safety (Psychology)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: CHAVES, Bruno César Lima; VILELA, Wanderléa dos Santos Silva. Desenvolvimento infantil no ambiente familiar violento: uma revisão da literatura sob a perspectiva winnicottiana. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14180
Data do documento: 21-out-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento infantil no ambiente familiar.pdf462.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.