06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee2Santana, Pedro Abelardo de-
dc.creatorTorres, Giselma dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-19T14:27:12Z-
dc.date.available2024-08-19-
dc.date.available2024-08-19T14:27:12Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationTORRES, Giselma dos Santos. Diálogos interdisciplinares entre a história e a música no Projeto Coral Pedagógico em Delmiro Gouveia (2019-2022). 97 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14044-
dc.description.abstractFrom the experience at the Núcleo de Expressão Artística (NEART) of the Federal University of Alagoas (UFAL) Campus– Sertão, specifically in the Coral Pedagogical Project: Musical Education, it is possible to perceive the need for methodological alternatives in the teaching of school subjects in basic education. Music, then, in the Pedagogical Choir with an interdisciplinary approach where students get to know a different learning instrument, and can, dialogically, contribute to the content taught in the discipline of History. Given this scenario, we realize the social and scientific relevance of this research, History as an interdisciplinary instrument for teaching music. The objective was to analyze the contributions of History in the teaching of Music via interdisciplinarity based on the aforementioned project. We examined the efficiency of the interdisciplinary methodology used in the project, as well as identified the contributions that the teaching of History and music offer in the learning process of the project participants. The character of this research is qualitative, and is characterized by a descriptive, exploratory and explanatory work in which the problem revolves around reflecting the benefits of History as a “methodological tool” for teaching music. The historiographical approach is anchored in Micro History and Cultural History, using the historical-critical method of participatory research. The data production instruments were semi-structured interviews and systematic observation. Data analysis was carried out by dialoguing with the concepts/categories in the discourse of the interviewed subjects. The result explained in the data analysis, that the methodology of interdisciplinarity between History and Music in the project, presents itself as an efficient teaching-learning method, in which the History of Music brings significant contributions to the participants of the Pedagogical Choir reflected in their lives academic and social. History enables students to understand the facts, the context, the socio-political situation of society in the year the song was composed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectNúcleo de Expressão Artística – NEARTpt_BR
dc.subjectProjeto Coral Pedagógicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleDiálogos interdisciplinares entre a história e a música no Projeto Coral Pedagógico em Delmiro Gouveia (2019-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA partir da experiência vivenciada no Núcleo de Expressão Artística (NEART) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus– Sertão, especificamente no Projeto Coral Pedagógico: Educação Musical, é possível perceber a necessidade de alternativas metodológicas no ensino de disciplinas escolares na educação básica. A música, então, no Coral Pedagógico com abordagem interdisciplinar onde os estudantes conhecem um instrumento diferenciado de aprendizagem, e podem, dialogicamente, contribuir com o conteúdo ensinado na disciplina de História. Diante deste cenário, percebemos a relevância social e científica dessa pesquisa, a História como um instrumento interdisciplinar de ensino da música. O objetivo foi analisar as contribuições da História no ensino da Música via interdisciplinaridade a partir do projeto citado. Examinamos a eficiência da metodologia interdisciplinar utilizada no projeto, bem como, identificamos as contribuições que o ensino de História e a música oferecem na aprendizagem dos participantes do projeto. O caráter dessa pesquisa é qualitativo, e se caracteriza com um trabalho descritivo, exploratório e explicativo em que a problemática gira em torno de refletir os benefícios da História como uma “ferramenta metodológica” para o ensino de música. A abordagem historiográfica se ancora na Micro História e História Cultural, utilizando-se do método histórico crítico, da pesquisa participante. Os instrumentos de produção de dados foram as entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. A análise dos dados foi realizada dialogando com os conceitos/categorias no discurso dos sujeitos entrevistados. O resultado explicitou na análise dos dados, que a metodologia da interdisciplinaridade entre História e Música no projeto, se apresenta como um método eficiente de ensino-aprendizagem, em que a História da Música traz contribuições significativas para os participantes do Coral Pedagógico refletidas em sua vida acadêmica e social. A História possibilita aos estudantes compreender os fatos, o contexto, a conjuntura sociopolítica da sociedade no ano de composição da música.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.