06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliane Vitorino de Moura-
dc.creatorSilva, Alisson Inácio Conceição da-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:31:03Z-
dc.date.available2024-08-09-
dc.date.available2024-08-09T13:31:03Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Alisson Inácio Conceição da. Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE). 81 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908-
dc.description.abstractCuando participamos en un programa de intercambio internacional, vivimos la experiencia de enseñar portugués brasileño de forma voluntaria a niños colombianos. Entendemos, entonces, que el contexto de enseñanza-aprendizaje de una lengua para aprendices no nativos requiere de enfoques y técnicas específicas, propuestas con madurez y coherencia. Así, en este trabajo, contextualizamos aspectos didácticos de la enseñanza y el aprendizaje del portugués como lengua extranjera (PLE) y proponemos secuencias didácticas que abarquen, en la medida de lo posible, un enfoque intercultural, considerando elementos de Brasil. Para ello, describimos elementos historiográficos de la lengua portuguesa, como su formación y proceso de lusitanización y el contexto de la lusofonía. En cuanto a la enseñanza, delineamos tendencias pedagógicas y presentamos habilidades y competencias postuladas en las pruebas de certificación PLE en Brasil, el Celpe-Bras, con el fin de proponer, por un cierto espejo, tres secuencias didácticas, tomando géneros textuales, puntos gramaticales y aspectos extralingüísticos que incorporan El método intercultural. El estudio se basa en estudios bibliográficos y busca, por lo tanto, colaborar con la enseñanza y el aprendizaje del portugués para hablantes no nativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetras - Portuguêspt_BR
dc.subjectPortuguês como Língua Estrangeira - PLEpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectUnidades didáticaspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnseñanza-aprendizajept_BR
dc.subjectUnidades didácticaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleUnidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoQuando em um programa de intercâmbio internacional, vivenciamos a experiência de lecionar voluntariamente o português brasileiro para crianças colombianas. Compreendemos, então, que o contexto de ensino-aprendizagem de uma língua para aprendizes não nativos requer abordagens e técnicas específicas, propostas com maturidade e coerência. Assim, neste trabalho, contextualizamos aspectos didáticos do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e propomos sequências didáticas que abarcam, tão quanto possível, uma abordagem intercultural, considerando elementos do Brasil. Para tanto, descrevemos elementos historiográficos da Língua Portuguesa, como sua formação e processo de lusitanização e de conjuntura da lusofonia. Em relação ao ensino, traçamos tendências pedagógicas e apresentamos habilidades e competências postuladas em provas de certificação de PLE no Brasil, o Celpe-Bras, de modo a propor, por certo espelhamento, três sequências didáticas, tomando gêneros textuais, pontos gramaticais e aspectos extralinguísticos que incorporem o método intercultural. O estudo baseia-se em estudos bibliográficos e busca, portanto, colaborar para o ensino-aprendizagem de português para não nativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE).pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.