00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Bronzi, Marcus Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533638002071025pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Kleyber Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0678346772995782pt_BR
dc.creatorHenriques, Lucas De Stefano Meira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599382596501988pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:19:42Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T18:19:42Z-
dc.date.issued2013-04-13-
dc.identifier.citationHENRIQUES, Lucas De Stefano Meira. Sistematização para o estudo das funções do primeiro grau e do segundo grau através do uso de ferramentas da geometria analítica. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13906-
dc.description.abstractThis work is a proposal based on an experience of teaching mathematics in basic education, according to a visual approach. We developed a serie of classes organized in three sections on the use of tools of analytic geometry as a basis for studying the functions of first degree and second degree. We chose this theme because we believe that the study of straight and study of the parabola contents are not well explored in high school, and we believe that through this theme we can enable the student to a better comprehension of the world he lives in, making he more critical and doing with which he is able to perform algebraic or graphic analyzes, are presented as the geometric tools. We propose a visual approach to teaching functions in the first and the second degrees, because we believe that this method gives autonomy to the student, allowing the diversity of solving the same problem, assisting and encouraging students to create their own techniques, allowing thought that occur freelypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectParábola – Estudo matemáticopt_BR
dc.subjectRetas – Estudo matemáticopt_BR
dc.subjectAnalytical geometrypt_BR
dc.subjectParable – Mathematical studypt_BR
dc.subjectFunctions (Mathematics)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSistematização para o estudo das funções do primeiro grau e do segundo grau através do uso de ferramentas da geometria analíticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma proposta baseada em uma experiência de ensino da matemática na educação básica, segundo uma abordagem visual. Elaboramos uma sequência de aulas organizadas em 3 sessões, sobre o uso de ferramentas da Geometria Analítica como base para o estudo das funções de primeiro grau e de segundo grau. Escolhemos este tema porque consideramos que o estudo da reta e o estudo da parábola são conteúdos pouco explorados no Ensino Médio, além de acreditarmos que através deste tema podemos capacitar o aluno a entender melhor o mundo em que vive, tornando-o mais crítico e fazendo com que ele seja capaz de realizar análises algébricas ou gráficas, à medida que são apresentadas ferramentas geométricas. Propomos uma abordagem visual para o ensino das funções de primeiro grau e de segundo grau, por acreditarmos que este método dá autonomia ao aluno, possibilitando a diversidade de resolução de um mesmo problema, auxiliando e estimulando-o na criação de sua própria técnica, permitindo que o pensamento aconteça livremente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.