00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivanderson Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106780553307514pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cristiane Sousa da-
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.creatorMedeiros Neto, Raimundo Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9496419097784575pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T21:20:30Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T21:20:30Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationMEDEIROS NETO, Raimundo Alves. Literatura negro-brasileira infantil e o ensino de ciências: uma experiência possível a partir da lenda do baobá. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13802-
dc.description.abstractLiterature is an art that is based on its multidisciplinary relationship of the use of literary text. Based on the use of this practice for the applicability in science teaching, this research has as object of study the legend of baobab and its didactic potentialities for an antiracist science teaching. Therefore, this proposal aims to describe the didactic potentialities of the Legend of Baobá for the Teaching of Sciences in the early grades of elementary school. From this it was listed as objectives: to understand the Brazilian education system structured in racism and sexism and its phenomenal manifestations; reflect on the potentialities/possibilities and limits of the Teaching of Anti-racist Sciences in the racist and capitalist society and develop proposal of science teaching for the initial series of elementary school using the Black-Brazilian literature of enchantment. Therefore, through a children’s Black-Brazilian literary adaptation, an educational product has been developed that points out possibilities for an antiracist science teaching, as well as a reflexive education, because knowledge will possibly make the child, the young and the adult unsuitable to contemporary slavery, even if it is necessary to go to the fight daily.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLenda do baobá (Literatura infantil)pt_BR
dc.subjectLiteratura negro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectLegend of the baobab (Children's literature)pt_BR
dc.subjectBlack-Brazilian literaturept_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleLiteratura negro-brasileira infantil e o ensino de ciências: uma experiência possível a partir da lenda do baobápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA literatura é uma arte que se baseia na sua relação multidisciplinar do uso do texto literário. Com base no uso dessa prática para a aplicabilidade no ensino de ciências, esta pesquisa tem como objeto de estudo a lenda do baobá e as suas potencialidades didáticas para um ensino de ciências antirracista. Diante disso, esta proposta visa descrever as potencialidades didáticas da Lenda do Baobá para o Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir disto elencou-se como objetivos: compreender o sistema de ensino brasileiro estruturado no racismo e sexíssimo e suas manifestações fenomênicas; refletir sobre quais as potencialidades/possibilidades e limites do Ensino de Ciências antirracista na sociedade racista e capitalista e desenvolver proposta de ensino de ciências para as series iniciais do ensino fundamental utilizando a literatura negro-brasileira do encantamento. Portanto, através de uma adaptação literária negro-brasileira infantil desenvolveu-se um produto educacional que aponta possibilidades para um ensino de ciências antirracista, assim como de uma educação reflexiva, pois o conhecimento possivelmente tornará a criança, o jovem e o adulto inadequado a escravidão contemporânea, mesmo que para isso seja necessário ir à luta diariamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.