00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Pontes, Edel Alexandre Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143006785845985pt_BR
dc.contributor.referee3Moitinho, Valter Victor Cerqueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335133676913396pt_BR
dc.creatorSilva, Sarah Jane Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531542652371880pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-24T22:06:47Z-
dc.date.available2024-07-24-
dc.date.available2024-07-24T22:06:47Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Sarah Jane Souza da. Modelagem matemática aplicado a engenharia de produção: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática do ensino médio integrado. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13716-
dc.description.abstractWith the aim of contributing to the improvement of the teaching and learning of mathematics, we carried out this work to analyze and reflect on the current scenario of basic education and the need to change pedagogical practices. Thus, our objective was to discuss the importance of mathematical modeling as a tool for teaching and learning and to try to find answers to common questions that students ask in relation to questions about mathematics. For example: What is this good for? Where am I going to use this? Math was much easier when you had two plus two. With the aim of strengthening the construction of students' mathematical knowledge and contributing to the reflection of professionals in the field of education, this work was carried out. It was developed at the Federal Institute Santa Catarina-Câmpus Caçador in a class of the Production Engineering course and in some classes of the technical course integrated in the high school. During the development of this work, we carried out some tests and gave some lectures with all the students involved about mathematical modeling in the professional activity of the production engineer. After the analysis, it is concluded that the students involved in this work recognize the importance of teaching mathematical content through teaching methods different from the "traditional" blackboard and chalk, and that the introduction of mathematical modeling as a methodological tool contributes to improving the quality of teaching by allowing creativity and autonomy in the development of mathematical activities. Considering the development of this work and the results obtained, we believe that the study objective of this work has been achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia de produção – Modelagem matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching and learning - Mathematicspt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectModeling mathematicspt_BR
dc.subjectProduction Engineering – Mathematical Modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleModelagem matemática aplicado a engenharia de produção: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática do ensino médio integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoVisando contribuir para a melhoria no ensino e aprendizagem da matemática, realizamos este trabalho para analisar e refletir sobre o cenário atual da educação básica e a necessidade de mudança das práticas pedagógicas. Desta forma o nosso objeto de estudo foi discutir a importância da modelagem matemática como uma ferramenta facilitadora para o ensino e aprendizagem buscando auxiliar nas respostas das indagações frequentes que os discentes fazem em relação a perguntas ou afirmações. Por exemplo: para que serve isso? Onde eu vou usar isso? A matemática era bem mais fácil quando tinha dois mais dois. Com o objetivo de fortalecer a construção do conhecimento matemático dos discentes e contribuir para uma reflexão dos profissionais da área de educação que este trabalho foi realizado. O mesmo foi desenvolvido no Instituto Federal de Santa Catarina-Câmpus Caçador em uma turma do curso superior de Engenharia de Produção e algumas turmas do curso técnico integrado ao ensino médio. Durante o desenvolvimento deste trabalho aplicamos alguns testes e realizamos algumas palestras com todos os discentes envolvidos sobre modelagem matemática aplicada à área de atuação profissional do Engenheiro de Produção. Conclui-se após as análises que os discentes envolvidos neste trabalho, concordam com a importância de se ensinar os conteúdos matemáticos utilizando metodologias de ensino diferentes da "tradicional" quadro e giz, bem como avaliam que a implementação da modelagem matemática como um instrumento metodológico vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino por possibilitar a criatividade e a autonomia no desenvolvimento das atividades matemáticas. Considerando o desenvolvimento deste trabalho e os resultados obtidos temos que o objetivo de estudo deste trabalho foi alcançado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem matemática aplicado a engenharia de produção_proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática do ensino médio integrado.pdfModelagem matemática aplicado a engenharia de produção: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática do ensino médio integrado15.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.