Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13713
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de libras como segunda língua: análise e reflexões sobre as práticas a partir de um relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Libras as a second language: analysis and reflections on practices based on an experience report |
Autor(es): | Silva, Barbara Evelyn Lopes da |
Primeiro Orientador: | Espírito Santo, Joseane dos Santos do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Lígia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Ewerton Douglas Canuto de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir a respeito das práticas de ensino aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrada em um curso de extensão de Libras com carga horária de 45h, na modalidade online, para a comunidade externa à Universidade Federal de Alagoas (UFAL, promovido pela Casa de Cultura e Expressão Visuogestual (CCEV), no ano de 2022. Para tal, o gênero acadêmico adotado neste trabalho foi relato da minha experiência enquanto professora em formação inicial - PFI, em uma turma de ensino de Libras como segunda língua, no nível avançado. As experiências vividas no período em que exerci a função de PFI levaram-me a perceber que a utilização de dinâmicas nas aulas, especificamente a que foi feita no primeiro contato com os estudantes, fez com que todos os discentes do curso manifestassem quais temas relacionados aos conteúdos ministrados por mim, gostariam de desenvolver mais, e além disso, tal estratégia também foi importante para entender que para exercer bem o ensino-aprendizagem da Libras, o professor deve administrar a variedade linguística trazida pelos(as) alunos(as). |
Abstract: | The present work aims to analyze and reflect on the teaching-learning practices of Brazilian Sign Language - Libras, taught in an extension course, promoted by the Federal University of Alagoas - UFAL. For this, the procedure adopted in this study was a report of my experience as a teacher in initial training - PFI, in a teaching class of Libras as a second language, at the advanced level. The experiences lived in the period in which I exercised the function of IPF led me to realize that the use of dynamics in the classes, specifically that made in the first contact with the students, caused all the students of the course to manifest which topics related to the contents taught by me, would like to develop more, and in addition, this strategy was also important to understand that to exercise well the teaching-learning of Libras, the teacher must manage the linguistic variety brought by the students. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Língua brasileira de sinais Estratégias de ensino Curso de extensão universitária |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Barbara Evelyn Lopes da. Ensino de libras como segunda língua: análise e reflexões sobre as práticas a partir de um relato de experiência. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13713 |
Data do documento: | 28-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de libras como segunda língua análise e reflexões sobre as práticas a partir de um relato de experiência.pdf | 390.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.