00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espírito Santo, Joseane dos Santos do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Ewerton Douglas Canuto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3488006885421485pt_BR
dc.creatorSilva, Barbara Evelyn Lopes da-
dc.date.accessioned2024-07-24T21:01:09Z-
dc.date.available2024-07-12-
dc.date.available2024-07-24T21:01:09Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.identifier.citationSILVA, Barbara Evelyn Lopes da. Ensino de libras como segunda língua: análise e reflexões sobre as práticas a partir de um relato de experiência. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13713-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze and reflect on the teaching-learning practices of Brazilian Sign Language - Libras, taught in an extension course, promoted by the Federal University of Alagoas - UFAL. For this, the procedure adopted in this study was a report of my experience as a teacher in initial training - PFI, in a teaching class of Libras as a second language, at the advanced level. The experiences lived in the period in which I exercised the function of IPF led me to realize that the use of dynamics in the classes, specifically that made in the first contact with the students, caused all the students of the course to manifest which topics related to the contents taught by me, would like to develop more, and in addition, this strategy was also important to understand that to exercise well the teaching-learning of Libras, the teacher must manage the linguistic variety brought by the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectCurso de extensão universitáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino de libras como segunda língua: análise e reflexões sobre as práticas a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeTeaching Libras as a second language: analysis and reflections on practices based on an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir a respeito das práticas de ensino aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrada em um curso de extensão de Libras com carga horária de 45h, na modalidade online, para a comunidade externa à Universidade Federal de Alagoas (UFAL, promovido pela Casa de Cultura e Expressão Visuogestual (CCEV), no ano de 2022. Para tal, o gênero acadêmico adotado neste trabalho foi relato da minha experiência enquanto professora em formação inicial - PFI, em uma turma de ensino de Libras como segunda língua, no nível avançado. As experiências vividas no período em que exerci a função de PFI levaram-me a perceber que a utilização de dinâmicas nas aulas, especificamente a que foi feita no primeiro contato com os estudantes, fez com que todos os discentes do curso manifestassem quais temas relacionados aos conteúdos ministrados por mim, gostariam de desenvolver mais, e além disso, tal estratégia também foi importante para entender que para exercer bem o ensino-aprendizagem da Libras, o professor deve administrar a variedade linguística trazida pelos(as) alunos(as).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.