00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13696
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pesquisa de felicidade como gestão de clima organizacional : um estudo de caso da cervejaria Heineken
Autor(es): Santos, Kalyne Soares dos
Primeiro Orientador: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Janaina Galdino de
Resumo: Este estudo, concentrado na cervejaria Heineken, tem como objetivo analisar a pesquisa de felicidade direcionada aos colaboradores brasileiros da companhia, explorando sua influência na gestão de clima organizacional. Para a realização deste trabalho utilizou-se de revisão bibliográfica para a fundamentação teórica, pesquisas empíricas e análise de informações em sites que citam a empresa estudada. A fundamentação teórica baseou-se principalmente em Kotler (2003; 2012), Brum (1998; 2003; 2012; 2017), Marchiori (2008; 2014) e Moreira (2012). O trabalho propõe uma contextualização da estratégia corporativa em questão, apresentando ações consideradas relevantes para a análise e estabelecendo conexões com teorias e linhas de pensamento de relações públicas. Adicionalmente, a pesquisa aborda a presença do endomarketing nas práticas organizacionais da Heineken, examinando como o gerenciamento da felicidade dos colaboradores se traduz em benefícios para o clima organizacional e, consequentemente, para os resultados do negócio.
Abstract: This study, focused on the Heineken brewery, aimed to analyze the happiness survey directed to the company's Brazilian employees, exploring its influence on organizational climate management. To carry out this work, a literature review was used for the theoretical foundation, empirical research and analysis of information on websites that mention the company studied. The theoretical foundation was mainly based on Kotler (2003; 2012), Brum (1998; 2003; 2012; 2017), Marchiori (2008; 2014) and Moreira (2012). The work proposes a contextualization of the corporate strategy in question, presenting actions considered relevant for the analysis and establishing connections with public relations theories and lines of thought. Additionally, the research addresses the presence of internal marketing in Heineken's organizational practices, examining how managing employee happiness translates into benefits for the organizational climate and, consequently, for business results.
Palavras-chave: Heineken's Bierbrouwerij Maatschappij
Felicidade
Trabalhadores
Marketing
Endomarketing
Comunicação nas organizações
Clima Organizacional
Happiness
Employees
Internal Marketing
Communication in organizations
Organizational Climate
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SANTOS, Kalyne Soares dos. Pesquisa de felicidade como gestão de clima organizacional : um estudo de caso da cervejaria Heineken. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13696
Data do documento: 6-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pesquisa de felicidade como gestão de clima organizacional um estudo de caso da cervejaria Heineken.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.