Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13646
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Comunicação, educação e mobilização popular: a proposta política da Escola Nacional Paulo Freire |
Autor(es): | Pereira, Vinícius Braga |
Primeiro Orientador: | Correia, Rosa Lucia Lima da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Laura Nayara |
metadata.dc.contributor.referee2: | Messias, Fernanda Targa |
Resumo: | A Escola Nacional Paulo Freire é um espaço de formação política, técnica e cultural que funciona no município de São Paulo desde 2019 e é administrado e gerido por movimentos sociais e populares, com o intuito de que se mantenham sempre na luta e construindo narrativas em torno de seu projeto político. É nesta perspectiva que esta investigação pretende apresentar a instituição como uma escola-modelo de educação popular e de formação de intelectuais orgânicos, que utiliza a comunicação na perspectiva freireana como atributo pedagógico. Para tanto, este estudo de caso, com base em uma pesquisa exploratória e descritiva, valeu-se das técnicas da observação e da pesquisa participante para estudar as ações educativas, de solidariedade (Campanha Periferia Viva) e as ações de comunicação popular que envolvem a construção dessa instituição. Discussões a respeito do que são movimentos sociais, educação popular e a contribuição de Paulo Freire para a mobilização popular e para a comunicação foram fundamentais. O estudo de caso, apesar das limitações, demonstra perspectivas promissoras na conscientização política. |
Abstract: | The Paulo Freire National School is a space for political, technical, and cultural training that has been operating in the municipality of São Paulo since 2019. It is administered and managed by social and popular movements with the aim of staying constantly engaged in the struggle and building narratives around its political project. It is from this perspective that this research aims to present the institution as a model school for popular education and the formation of organic intellectuals, which uses communication from a Freirean perspective as a pedagogical attribute. To do so, this case study, based on exploratory and descriptive research, employed observation and participant research techniques to study the educational actions, solidarity efforts (Periferia Viva Campaign), and popular communication activities that are part of the construction of this institution. Discussions regarding what social movements are, popular education, and the contribution of Paulo Freire to popular mobilization and communication were crucial. Despite its limitations, the case study demonstrates promising prospects in political awareness. |
Palavras-chave: | Movimentos sociais Formação política Comunicação comunitária Educação popular Social movements Political formation Community communication Popular education |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Relações Públicas - Bacharelado |
Citação: | PEREIRA, Vinícius Braga. Comunicação, educação e mobilização popular: a proposta política da Escola Nacional Paulo Freire. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13646 |
Data do documento: | 6-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicação, educação e mobilização popular_a proposta política da Escola Nacional Paulo Freire.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.