06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13510
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da abordagem da Educação ambiental na disciplina de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira - Inhapi/AL
Autor(es): Silva, José Arnaldo da
Primeiro Orientador: Lima, Flávia Jorge de
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Fernando Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: A escola tem como uma de suas funções preparar os indivíduos para uma vida em cidadania, tornando-os capazes de tomarem decisões coletivas sobre questões que possam interferir no meio ambiente através da interferência do homem na natureza. Para tal, um dos caminhos é a Educação Ambiental (EA) em todos os níveis e modalidades de ensino, assim contribuindo na geração de mudanças de comportamentos, atitudes e valores levando determinados sujeitos a buscarem defender, conservar e preservar o meio ambiente. Deste modo, essa pesquisa tem como objetivo averiguar como a Educação Ambiental é trabalhada na disciplina de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira, no município de Inhapi-AL. O estudo foi de caráter qualitativo utilizando de meios como a aplicação de entrevista ao professor regente da disciplina de geografia, além da análise dos livros didáticos usados na disciplina de geografia, o qual contempla as três séries do Ensino Médio. Por meio da pesquisa, podemos identificar que o trabalho da Educação Ambiental na Escola Estadual Nezinho Pereira enfrenta alguns obstáculos, seja físico como a ausência de alguns espaços educacionais como um laboratório, ou mesmo a luta contra o tempo por parte do professor. Por tanto, é preciso um planejamento de ações integradas por parte da escola, que possibilite a formação de cidadãos conhecedores do seu papel social enquanto sujeito ecológico.
Abstract: The school has as one of its functions to prepare individuals for a life in citizenship, making them capable of taking collective decisions on issues that may interfere in the environment through the interference of man in nature. To this end, one of the ways is Environmental Education (EE) at all levels and teaching modalities, thus contributing to the generation of changes in behavior, attitudes and values, leading certain subjects to seek to defend, conserve and preserve the environment. In this way, this research aims to find out how Environmental Education is worked on in the discipline of Geography, at the Nezinho Pereira State High School, in the municipality of Inhapi Al. The study was qualitative in nature, using means such as the application of an interview to the regent teacher of the geography discipline, in addition to the analysis of textbooks used in the geography discipline, which includes the three grades of high school. Through the research we can identify that the work of Environmental Education at Escola Estadual Nezinho Pereira faces some obstacles, whether physical, such as the absence of some educational spaces such as a laboratory, or even the struggle against time on the part of the teacher. Therefore, it is necessary to plan integrated actions by the school, which enables the formation of citizens who are aware of their social role as an ecological subject.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação ambiental
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Meio ambiente
Formação ambiental
Environmental education
Environment
Environmental training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, José Arnaldo da. Análise da abordagem da Educação ambiental na disciplina de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira - Inhapi/AL. 55 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13510
Data do documento: 29-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.