06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Flávia Jorge de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167340074022734pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Fernando Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939158456013182pt_BR
dc.contributor.referee2Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.creatorSilva, José Arnaldo da-
dc.date.accessioned2024-04-17T17:30:40Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T17:30:40Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, José Arnaldo da. Análise da abordagem da Educação ambiental na disciplina de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira - Inhapi/AL. 55 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13510-
dc.description.abstractThe school has as one of its functions to prepare individuals for a life in citizenship, making them capable of taking collective decisions on issues that may interfere in the environment through the interference of man in nature. To this end, one of the ways is Environmental Education (EE) at all levels and teaching modalities, thus contributing to the generation of changes in behavior, attitudes and values, leading certain subjects to seek to defend, conserve and preserve the environment. In this way, this research aims to find out how Environmental Education is worked on in the discipline of Geography, at the Nezinho Pereira State High School, in the municipality of Inhapi Al. The study was qualitative in nature, using means such as the application of an interview to the regent teacher of the geography discipline, in addition to the analysis of textbooks used in the geography discipline, which includes the three grades of high school. Through the research we can identify that the work of Environmental Education at Escola Estadual Nezinho Pereira faces some obstacles, whether physical, such as the absence of some educational spaces such as a laboratory, or even the struggle against time on the part of the teacher. Therefore, it is necessary to plan integrated actions by the school, which enables the formation of citizens who are aware of their social role as an ecological subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectFormação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAnálise da abordagem da Educação ambiental na disciplina de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira - Inhapi/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA escola tem como uma de suas funções preparar os indivíduos para uma vida em cidadania, tornando-os capazes de tomarem decisões coletivas sobre questões que possam interferir no meio ambiente através da interferência do homem na natureza. Para tal, um dos caminhos é a Educação Ambiental (EA) em todos os níveis e modalidades de ensino, assim contribuindo na geração de mudanças de comportamentos, atitudes e valores levando determinados sujeitos a buscarem defender, conservar e preservar o meio ambiente. Deste modo, essa pesquisa tem como objetivo averiguar como a Educação Ambiental é trabalhada na disciplina de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira, no município de Inhapi-AL. O estudo foi de caráter qualitativo utilizando de meios como a aplicação de entrevista ao professor regente da disciplina de geografia, além da análise dos livros didáticos usados na disciplina de geografia, o qual contempla as três séries do Ensino Médio. Por meio da pesquisa, podemos identificar que o trabalho da Educação Ambiental na Escola Estadual Nezinho Pereira enfrenta alguns obstáculos, seja físico como a ausência de alguns espaços educacionais como um laboratório, ou mesmo a luta contra o tempo por parte do professor. Por tanto, é preciso um planejamento de ações integradas por parte da escola, que possibilite a formação de cidadãos conhecedores do seu papel social enquanto sujeito ecológico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.