06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13505
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As diferentes paisagens da “Rua da Frente”, em Paulo Afonso / BA: fotografia, pesquisa e ensino de geografia escolar
Autor(es): Santos, Alexandre Marques dos
Primeiro Orientador: Silva, Kléber Costa da
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Rogério de Souza
Resumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar meios que promovam a contínua ruptura com o método de ensino tradicional da Geografia na educação básica. Dessa forma, teve por objetivo utilizar a pesquisa geográfica enquanto recurso didático para a Geografia Escolar. O seu desenvolvimento se deu durante o estágio supervisionado III, regência no ensino médio, no Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, no município de Paulo Afonso/BA. Através do auxílio da técnica fotográfica, a pesquisa se deu a partir da apreensão dialética das diferentes paisagens da avenida Getúlio Vargas, popularmente “rua da frente”, no próprio município, pensada em conjunto com as demais ruas e avenidas no entorno que configuram a região comercial da cidade. Dialogando com os referidos conceitos geográficos como Região e Paisagem, além da própria temática da urbana, com leituras acerca do ensino de Geografia na educação básica e da cidade enquanto tema em sala de aula. Através de tal aporte teórico metodológico, foram desenvolvidas aulas dialógicas e construída uma atividade de caráter diagnóstico e formativo, na qual os resultados demonstraram a diferença entre um ensino por meio de exemplos distantes e um ensino que parta da realidade dos/as estudantes. O que resultou em um espaço para a argumentação crítica e maior participação do alunado tendo como ponto de partida suas próprias leituras dos espaços vividos, em conjunto com os saberes geográficos apresentados em sala pelo professor. Logo, o trabalho em questão resulta ainda em uma demonstração da possibilidade de contribuição no processo de ruptura com um ensino que tão somente se preocupa na memorização de conteúdos, no qual o/a estudante não vê de maneira palpável e que não se estende para fora da sala de aula. Observou-se ainda que é necessário e possível a busca de métodos que aproximem cada vez mais da realidade dos/das estudantes, com seus conhecimentos, aos saberes acadêmicos, formalizando um ensino crítico e que condiz com o objetivo da Geografia Escolar, a de formar cidadãos dotados de ferramentas intelectuais para leitura crítica dos diferentes espaços da Terra, desde a escala local, até a global.
Abstract: The present work arose from the need to think about means that promote the continuous rupture with the traditional method of teaching Geography in basic education. Thus, it aimed to use geographic research as a didactic resource for School Geography. Its development took place during the supervised internship III, conducting in high school, at Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, in the city of Paulo Afonso/BA. Through the aid of the photographic technique, the research was based on the dialectical apprehension of the different landscapes of Avenida Getúlio Vargas, popularly known as “front street”, in the municipality itself, thought together with the other streets and avenues in the surroundings that configure the region. city commercial. Dialoguing with the aforementioned geographical concepts such as Region and Landscape, in addition to the urban theme itself, with readings about the teaching of Geography in basic education and the city as a theme in the classroom. Through this theoretical methodological contribution, dialogic classes were developed and an activity of a diagnostic and formative nature was constructed, in which the results demonstrated the difference between teaching through distant examples and teaching based on the students' reality. This resulted in a space for critical argumentation and greater student participation, taking as a starting point their own readings of the lived spaces, together with the geographic knowledge presented in the classroom by the teacher. Therefore, the work in question also results in a demonstration of the possibility of contributing to the process of breaking with a teaching that is only concerned with memorizing contents, in which the student does not see in a tangible way and that does not extend outwards. from the classroom. It was also observed that it is necessary and possible to search for methods that bring the reality of the students, with their knowledge, closer to academic knowledge, formalizing a critical teaching that is consistent with the objective of School Geography, that of forming citizens endowed with intellectual tools for a critical reading of the different spaces on Earth, from the local to the global scale.
Palavras-chave: Geografia
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Fotografia
Paisagem urbana
Rua da Frente
Paulo Afonso - Bahia
Avenida Getúlio Vargas
School Geography
Photography and Landscape
Commercial Region
Getúlio Vargas Avenue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Alexandre Marques dos. As diferentes paisagens da “Rua da Frente”, em Paulo Afonso / BA: fotografia, pesquisa e ensino de geografia escolar. 93 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13505
Data do documento: 2-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.