Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13429| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem: uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010 - 2021) | 
| Autor(es): | Silva, Josivan da | 
| Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | 
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar a relação da capoeira com o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir dos artigos publicados nos anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), entre o período de 2010 a 2021. Nessa perspectiva, o estudo busca responder o seguinte questionamento: qual a contribuição da prática da capoeira para o processo de desenvolvimento e aprendizagem? Para isso, o aporte teórico se fundamenta nos estudos de Machado (2016; 2018; 2020; 2021) e Freire (1989; 2001; 2012), entre outros pesquisadores que discutem a temática e dá subsídios para a construção dos resultados dessa pesquisa. O processo metodológico baseia-se na pesquisa qualitativa, a partir do estudo bibliográfico de Santos (2010), Tavares e Tavares (2010) e Machado, Sales e Feldens (2021), que aprofundam o debate. A partir das discussões e análises realizadas, os resultados têm demonstrado que a capoeira como uma ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem por meio da interação e integração entre sujeitos e conteúdos, nos leva a reflexão para repensarmos como se dão desenvolvimento e aprendizagem na prática educativa. | 
| Palavras-chave: | Educação EDUCON Aprendizagem Desenvolvimento Capoeira | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Josivan da. A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem: uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010 - 2021). 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13429 | 
| Data do documento: | 16-jun-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem @ uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010-2021).pdf | 242.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

