Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13429
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem: uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010 - 2021) |
Autor(es): | Silva, Josivan da |
Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar a relação da capoeira com o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir dos artigos publicados nos anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), entre o período de 2010 a 2021. Nessa perspectiva, o estudo busca responder o seguinte questionamento: qual a contribuição da prática da capoeira para o processo de desenvolvimento e aprendizagem? Para isso, o aporte teórico se fundamenta nos estudos de Machado (2016; 2018; 2020; 2021) e Freire (1989; 2001; 2012), entre outros pesquisadores que discutem a temática e dá subsídios para a construção dos resultados dessa pesquisa. O processo metodológico baseia-se na pesquisa qualitativa, a partir do estudo bibliográfico de Santos (2010), Tavares e Tavares (2010) e Machado, Sales e Feldens (2021), que aprofundam o debate. A partir das discussões e análises realizadas, os resultados têm demonstrado que a capoeira como uma ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem por meio da interação e integração entre sujeitos e conteúdos, nos leva a reflexão para repensarmos como se dão desenvolvimento e aprendizagem na prática educativa. |
Palavras-chave: | Educação EDUCON Aprendizagem Desenvolvimento Capoeira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Josivan da. A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem: uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010 - 2021). 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13429 |
Data do documento: | 16-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A capoeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem @ uma revisão inicial da literatura nos artigos do colóquio internacional educação e contemporaneidade (2010-2021).pdf | 242.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.