00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972)
Autor(es): Vasconcellos, Emilly Karen dos Santos
Primeiro Orientador: Almeida, Anderson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ana Cláudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee2: Veras, Elias Ferreira
Resumo: A presente pesquisa buscou efetuar uma análise dos Festivais de Verão que ocorreram em Marechal Deodoro no estado de Alagoas de 1970 até 1972, a abordagem histórica foca nas duas primeiras edições deste importante evento com o objetivo de determinar a orientação ideológica adotada pelos Festivais de Verão. Para chegar a essa finalidade, foram realizadas comparações entre matérias de jornais, bem como, o entrelaçamento de fontes secundárias – aqui entendida como a bibliografia - referentes ao período histórico. Os discursos analisados fornecidos pelas fontes, possibilitaram a identificação dos posicionamentos políticos dos indivíduos, podendo-se traçar uma relação entre esses sujeitos e os Festivais de Verão. Levou-se em consideração, o controle exercido pela ditadura civil-militar, através de meios repressivos como o uso da censura que recaiu sob os periódicos da época, dificultando a livre circulação de informações. Por fim, o problema de pesquisa envolveu o questionamento do posicionamento político-ideológico do evento por meio dos seus envolvidos, como também, a constatação de suas ambiguidades inerentes ao período autoritário.
Abstract: This research sought to analyze the Summer Festivals of 1970 to 1972 in Marechal Deodoro, Alagoas. In order to determine the ideological orientation adopted by these Summer Festivals, the historical approach focuses on the first two editions of this important event. To achieve this goal, comparisons were made between newspaper articles and secondary sources – understood here as bibliographical references – related to the historical period. The analyzed discourses provided by the sources made it possible to identify the political stances of individuals involved, enabling a connection to be established between these individuals and the Summer Festivals. The political control exerted by the civil-military dictatorship through repressive means such as censorship that affected periodicals of that time, hindering the free circulation of information, was taken into account. Finally, the research problem entailed questioning the political-ideological positioning of the Festivals through its organizers, as well as the recognition of its inherent ambiguities during the authoritarian period.
Palavras-chave: Brasil - História - Golpe civil-militar, 1964
Festivais de Verão - Marechal Deodoro (AL)
Censura
Cultura
Brazil - History - Civil-military coup, 1964
Summer Festivals - Marechal Deodoro (AL)
Censorship
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Bacharelado
Citação: VASCONCELLOS, Emilly Karen dos Santos. Hippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972). 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13369
Data do documento: 4-out-2023
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