00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Ana Cláudia Aymoré-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee2Veras, Elias Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237266972750779pt_BR
dc.creatorVasconcellos, Emilly Karen dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010950175495545pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-13T13:01:09Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-03-13T13:01:09Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Emilly Karen dos Santos. Hippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972). 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13369-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the Summer Festivals of 1970 to 1972 in Marechal Deodoro, Alagoas. In order to determine the ideological orientation adopted by these Summer Festivals, the historical approach focuses on the first two editions of this important event. To achieve this goal, comparisons were made between newspaper articles and secondary sources – understood here as bibliographical references – related to the historical period. The analyzed discourses provided by the sources made it possible to identify the political stances of individuals involved, enabling a connection to be established between these individuals and the Summer Festivals. The political control exerted by the civil-military dictatorship through repressive means such as censorship that affected periodicals of that time, hindering the free circulation of information, was taken into account. Finally, the research problem entailed questioning the political-ideological positioning of the Festivals through its organizers, as well as the recognition of its inherent ambiguities during the authoritarian period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil - História - Golpe civil-militar, 1964pt_BR
dc.subjectFestivais de Verão - Marechal Deodoro (AL)pt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBrazil - History - Civil-military coup, 1964pt_BR
dc.subjectSummer Festivals - Marechal Deodoro (AL)pt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleHippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou efetuar uma análise dos Festivais de Verão que ocorreram em Marechal Deodoro no estado de Alagoas de 1970 até 1972, a abordagem histórica foca nas duas primeiras edições deste importante evento com o objetivo de determinar a orientação ideológica adotada pelos Festivais de Verão. Para chegar a essa finalidade, foram realizadas comparações entre matérias de jornais, bem como, o entrelaçamento de fontes secundárias – aqui entendida como a bibliografia - referentes ao período histórico. Os discursos analisados fornecidos pelas fontes, possibilitaram a identificação dos posicionamentos políticos dos indivíduos, podendo-se traçar uma relação entre esses sujeitos e os Festivais de Verão. Levou-se em consideração, o controle exercido pela ditadura civil-militar, através de meios repressivos como o uso da censura que recaiu sob os periódicos da época, dificultando a livre circulação de informações. Por fim, o problema de pesquisa envolveu o questionamento do posicionamento político-ideológico do evento por meio dos seus envolvidos, como também, a constatação de suas ambiguidades inerentes ao período autoritário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972).pdfHippies, elites e artistas entre conflitos e conciliações: os primeiros festivais de verão de Marechal Deodoro e a ditadura civil-militar (1970 – 1972)1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.