00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Silvia Aguiar Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656772019325644pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Gilberto Geraldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677597020366299pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268986830520048pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, José Adelson Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0073629440988196pt_BR
dc.creatorSantos, Rogério Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8681265805019779pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T19:41:43Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T19:41:43Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Rogério Rodrigues dos. Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13366-
dc.description.abstractThis study reflects on the Memory, History and Indigenous School Education of the XukuruKariri indigenous people located in the municipality of Palmeira dos Índios, in the Agreste region of Alagoas. Through ethnographic work, it was possible to elaborate oral records strongly marked by the claims for neo-recognition aiming at the demarcation of the territory, the conquest of the lands and the specific and differentiated indigenous school education thought of as diacritical signs that demarcate the ethnic borders (BARTH, 2011). Methodologically I worked with document analysis, especially from the Indian Museum2, systematic review of the literature in academic repositories with main focus on theses and dissertations, as well as field research to conduct interviews with leaders, teachers, coordinators and school managers. The work followed assumptions that sought to understand the social and historical relations of the Xukuru-Kariri indigenous people. The research conducted by Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) and Martins (1994) served as a source of theoretical reflections and historical contextualization. In the field of anthropology, I turned to researchers such as Barth (2011), Hannerz (1997) and Oliveira Filho (1998) as a way of thinking about the relations of ethnic borders, cultural flows, and the phenomenon of ethnicity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndios Xukuru-Kariri – Memóriapt_BR
dc.subjectÍndios Xukuru-Kariri – Históriapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectRetomadas de terraspt_BR
dc.subjectDemarcação de terraspt_BR
dc.subjectXukuru-Kariri Indians – Memorypt_BR
dc.subjectXukuru-Kariri Indians – Historypt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.subjectLand repossessionspt_BR
dc.subjectLand demarcationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleMemória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimentopt_BR
dc.title.alternativeMemory, history and education in the Xukuru-Kariri context: from erasure, resistance and neo-recognitionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo reflete sobre Memória, História e Educação Escolar Indígena do povo indígena Xukuru-Kariri localizados no município de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Por meio do trabalho etnográfico, foi possível elaborar registros orais fortemente marcados pelas reivindicações para o neo-reconhecimento visando a demarcação do território, a conquista das terras e da educação escolar indígena específica e diferenciada pensados comosinais diacríticos que demarcam as fronteiras étnicas (BARTH, 2011). Metodologicamente trabalhei com análises de documentos, especialmente do Museu do Índio1, revisão sistemática da literatura nos repositórios acadêmicos com foco principal em teses e dissertações, além de pesquisas de campo para realização de entrevistas com lideranças, professores, coordenadoras e gestoras escolares. O Trabalho seguiu pressupostos que buscaram compreender as relações sociais e históricas do povo indígena Xukuru-Kariri. As pesquisas realizadas por Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) e Martins (1994) serviram como fonte de reflexões teóricas e contextualização histórica. No campo da antropologia, recorri a pesquisadores como Barth (2011), Hannerz (1997) e Oliveira Filho (1998) como forma de pensar as relações de fronteiras étnicas, fluxos culturais, fenômeno da etnicidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.