Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Silvia Aguiar Carneiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656772019325644 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferreira, Gilberto Geraldo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8677597020366299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Siloé Soares de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5268986830520048 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peixoto, José Adelson Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0073629440988196 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Rogério Rodrigues dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8681265805019779 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T19:41:43Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12 | - |
dc.date.available | 2024-03-12T19:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rogério Rodrigues dos. Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13366 | - |
dc.description.abstract | This study reflects on the Memory, History and Indigenous School Education of the XukuruKariri indigenous people located in the municipality of Palmeira dos Índios, in the Agreste region of Alagoas. Through ethnographic work, it was possible to elaborate oral records strongly marked by the claims for neo-recognition aiming at the demarcation of the territory, the conquest of the lands and the specific and differentiated indigenous school education thought of as diacritical signs that demarcate the ethnic borders (BARTH, 2011). Methodologically I worked with document analysis, especially from the Indian Museum2, systematic review of the literature in academic repositories with main focus on theses and dissertations, as well as field research to conduct interviews with leaders, teachers, coordinators and school managers. The work followed assumptions that sought to understand the social and historical relations of the Xukuru-Kariri indigenous people. The research conducted by Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) and Martins (1994) served as a source of theoretical reflections and historical contextualization. In the field of anthropology, I turned to researchers such as Barth (2011), Hannerz (1997) and Oliveira Filho (1998) as a way of thinking about the relations of ethnic borders, cultural flows, and the phenomenon of ethnicity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Índios Xukuru-Kariri – Memória | pt_BR |
dc.subject | Índios Xukuru-Kariri – História | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Retomadas de terras | pt_BR |
dc.subject | Demarcação de terras | pt_BR |
dc.subject | Xukuru-Kariri Indians – Memory | pt_BR |
dc.subject | Xukuru-Kariri Indians – History | pt_BR |
dc.subject | Indigenous school education | pt_BR |
dc.subject | Land repossessions | pt_BR |
dc.subject | Land demarcation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Memory, history and education in the Xukuru-Kariri context: from erasure, resistance and neo-recognition | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo reflete sobre Memória, História e Educação Escolar Indígena do povo indígena Xukuru-Kariri localizados no município de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Por meio do trabalho etnográfico, foi possível elaborar registros orais fortemente marcados pelas reivindicações para o neo-reconhecimento visando a demarcação do território, a conquista das terras e da educação escolar indígena específica e diferenciada pensados comosinais diacríticos que demarcam as fronteiras étnicas (BARTH, 2011). Metodologicamente trabalhei com análises de documentos, especialmente do Museu do Índio1, revisão sistemática da literatura nos repositórios acadêmicos com foco principal em teses e dissertações, além de pesquisas de campo para realização de entrevistas com lideranças, professores, coordenadoras e gestoras escolares. O Trabalho seguiu pressupostos que buscaram compreender as relações sociais e históricas do povo indígena Xukuru-Kariri. As pesquisas realizadas por Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) e Martins (1994) serviram como fonte de reflexões teóricas e contextualização histórica. No campo da antropologia, recorri a pesquisadores como Barth (2011), Hannerz (1997) e Oliveira Filho (1998) como forma de pensar as relações de fronteiras étnicas, fluxos culturais, fenômeno da etnicidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento.pdf | 4.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.