00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Izabel de Fatima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729810566472220pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Elaine Cristina Rapôso dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758592442310125pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Clara Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215656538918242pt_BR
dc.creatorBernardes, Geraldine de Menezes Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9654619188763218pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T18:59:03Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T18:59:03Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationBERNARDES, Geraldine de Menezes Ribeiro. Os (des)caminhos patriarcais no romance A falência, de Júlia Lopes de Almeida: uma leitura feminista possível. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura. Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13327-
dc.description.abstractThis MA Thesis deals with the novelistic writing of Júlia Lopes de Almeida, a carioca author, from the 19th century, who published more than 30 books, including novels, short stories, essays and plays. Júlia Lopes de Almeida is one of the 19thc Brazilian writers who were forgotten by the critics and by the history of Brazilian literature from the mid-20th century, becoming a victim of memoricide, a concept by Constância Lima Duarte (2019) for this erasure. Therefore, this MA Thesis also addresses the forgetfulness and process of rescuing the Carioca writer, in addition to the issues related to writing by female authorship being on the sidelines of the Brazilian canon. These themes make up one chapter of the thesis. In this study, I focus on the novel A falência (1901) and, after identifying that the work portrays multiple ruins, the study verifies verify how the female characters react to these failures and analyze the novel from the perspective of criticism feminist and from an interdisciplinary point of view, intertwining history, law and literature, which I did in other chapter. By relating the legal, political, social and economic failures with the main characters, I identified that these ruins served as an instrument of liberation and resistance of the characters, insofar as the carioca writer, in addition to demonstrating the life condition of the woman of her time, denounces in the work the great shock suffered by patriarchy and does so through a “possible feminism”. As a theoretical basis, I used the writings of Constância Lima Duarte (2019), Zahidé Muzart (2014), Rita Terezinha Schmidt (2012), Eurídice Figueiredo (2020), Massaud Moisés (2016), Lilia Moritz Schwarcz (2012) and Boris Fausto (2012), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJúlia Lopes de Almeidapt_BR
dc.subjectEscrita de autoria femininapt_BR
dc.subjectA falênciapt_BR
dc.subjectCrítica literária feministapt_BR
dc.subjectJúlia Lopes de Almeidapt_BR
dc.subjectWriting by womenpt_BR
dc.subjectBankruptcypt_BR
dc.subjectFeminist literary criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleOs (des)caminhos patriarcais no romance A falência, de Júlia Lopes de Almeida: uma leitura feminista possívelpt_BR
dc.title.alternativeThe patriarchal (mis)paths in the novel A Bankruptcy, by Júlia Lopes de Almeida: a possible feminist readingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata da escrita romanesca de Júlia Lopes de Almeida, autora carioca, oriunda do século XIX, que publicou mais de 30 obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais. Júlia Lopes de Almeida faz parte das escritoras brasileiras do século XIX que foram esquecidas pela crítica e pela história da literatura brasileira a partir de meados do século XX, logo padecem do memoricídio, conceito de Constância Lima Duarte (2019) para esse apagamento. Diante disso, esta dissertação também aborda o esquecimento e o processo de resgate da escritora carioca, além de as questões ligadas à escrita de autoria feminina estarem à margem no cânone brasileiro. Esses temas compõem um capítulo da dissertação. Neste estudo, debruço-me sobre o romance A falência (1901) e, após identificar que a obra retrata múltiplas ruínas, o estudo tem a finalidade de verificar como as personagens femininas reagem a essas falências e analisar o romance a partir da perspectiva da crítica feminista e do ponto de vista interdisciplinar, entrelaçando história, direito e literatura, o que fiz em outro capítulo. Ao relacionar as falências jurídica, política, social e econômica com as personagens principais, identifiquei que essas ruínas serviram como instrumento de libertação e resistência das personagens, na medida em que a escritora carioca, além de demonstrar a condição de vida da mulher de seu tempo, denuncia na obra o grande abalo sofrido pelo patriarcado e o faz através do feminismo possível. Como base teórica, utilizei os escritos de Constância Lima Duarte (2019), Zahidé Muzart (2014), Rita Terezinha Schmidt (2012), Eurídice Figueiredo (2020), Massaud Moisés (2016), Lilia Moritz Schwarcz (2012) e Boris Fausto (2012), entre outras/os.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os (des)caminhos patriarcais no romance A falência, de Júlia Lopes de Almeida uma leitura feminista possível.pdf884.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.