Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas |
Título(s) alternativo(s): | Number theory: an olympic approach in the light of BNCC and problem solving methodology |
Autor(es): | Farias, José Cicero Gomes |
Primeiro Orientador: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morbach, Joelma |
Resumo: | Nesta dissertação apresentaremos uma abordagem de tópicos elementares de teoria dos números sobre a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e norteada pela Metodologia de Resolução de Problemas, enfatizando o Método Pólya. Para isso foi realizado um estudo de cunho bibliográfico tanto sobre a construção da BNCC e de outros documentos oficiais quanto ao desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas ao mesmo tempo que levantamos aspectos que vinculam as pesquisas a impactos reais na formação docente, no desenvolvimento integral dos estudantes e na abordagem adequada em sala de aula principalmente no que diz respeito a conceituação dos conteúdos e a resolução de problemas olímpicos, em paralelo refletimos sobre como trabalhar de forma prática os tópicos olímpicos de teoria dos números por meio de uma sequência didática. |
Abstract: | In this dissertation we will present an approach to elementary topics of number theory from the perspective of the National Common Curricular Base (BNCC) and guided by the Problem Solving Methodology, emphasizing the Pólya Method. For this, a bibliographical study was carried out both on the construction of the BNCC and other official documents and on the development of the methodology for solving problems, at the same time that we raised aspects that link research to real impacts on teacher training, on the integral development of students and in the appropriate approach in the classroom, mainly with regard to the conceptualization of contents and the resolution of Olympic problems, in parallel we reflected on how to work in a practical way the Olympic topics of number theory through a didactic sequence. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Métodos de ensino Sequência didática Teoria dos números – Método Pólya Ensino de Matemática OBMEP Mathematics Teaching Didactic Sequenc Pólya Method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | FARIAS, José Cicero Gomes. Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296 |
Data do documento: | 5-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teoria dos números_uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas.pdf | Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.