00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296
Tipo: Dissertação
Título: Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Number theory: an olympic approach in the light of BNCC and problem solving methodology
Autor(es): Farias, José Cicero Gomes
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Morbach, Joelma
Resumo: Nesta dissertação apresentaremos uma abordagem de tópicos elementares de teoria dos números sobre a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e norteada pela Metodologia de Resolução de Problemas, enfatizando o Método Pólya. Para isso foi realizado um estudo de cunho bibliográfico tanto sobre a construção da BNCC e de outros documentos oficiais quanto ao desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas ao mesmo tempo que levantamos aspectos que vinculam as pesquisas a impactos reais na formação docente, no desenvolvimento integral dos estudantes e na abordagem adequada em sala de aula principalmente no que diz respeito a conceituação dos conteúdos e a resolução de problemas olímpicos, em paralelo refletimos sobre como trabalhar de forma prática os tópicos olímpicos de teoria dos números por meio de uma sequência didática.
Abstract: In this dissertation we will present an approach to elementary topics of number theory from the perspective of the National Common Curricular Base (BNCC) and guided by the Problem Solving Methodology, emphasizing the Pólya Method. For this, a bibliographical study was carried out both on the construction of the BNCC and other official documents and on the development of the methodology for solving problems, at the same time that we raised aspects that link research to real impacts on teacher training, on the integral development of students and in the appropriate approach in the classroom, mainly with regard to the conceptualization of contents and the resolution of Olympic problems, in parallel we reflected on how to work in a practical way the Olympic topics of number theory through a didactic sequence.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Métodos de ensino
Sequência didática
Teoria dos números – Método Pólya
Ensino de Matemática
OBMEP
Mathematics Teaching
Didactic Sequenc
Pólya Method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: FARIAS, José Cicero Gomes. Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296
Data do documento: 5-set-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria dos números_uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas.pdfTeoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.