00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Morbach, Joelma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722941200825071pt_BR
dc.creatorFarias, José Cicero Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470804227037647pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T16:07:36Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T16:07:36Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationFARIAS, José Cicero Gomes. Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13296-
dc.description.abstractIn this dissertation we will present an approach to elementary topics of number theory from the perspective of the National Common Curricular Base (BNCC) and guided by the Problem Solving Methodology, emphasizing the Pólya Method. For this, a bibliographical study was carried out both on the construction of the BNCC and other official documents and on the development of the methodology for solving problems, at the same time that we raised aspects that link research to real impacts on teacher training, on the integral development of students and in the appropriate approach in the classroom, mainly with regard to the conceptualization of contents and the resolution of Olympic problems, in parallel we reflected on how to work in a practical way the Olympic topics of number theory through a didactic sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTeoria dos números – Método Pólyapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencpt_BR
dc.subjectPólya Methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleTeoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeNumber theory: an olympic approach in the light of BNCC and problem solving methodologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresentaremos uma abordagem de tópicos elementares de teoria dos números sobre a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e norteada pela Metodologia de Resolução de Problemas, enfatizando o Método Pólya. Para isso foi realizado um estudo de cunho bibliográfico tanto sobre a construção da BNCC e de outros documentos oficiais quanto ao desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas ao mesmo tempo que levantamos aspectos que vinculam as pesquisas a impactos reais na formação docente, no desenvolvimento integral dos estudantes e na abordagem adequada em sala de aula principalmente no que diz respeito a conceituação dos conteúdos e a resolução de problemas olímpicos, em paralelo refletimos sobre como trabalhar de forma prática os tópicos olímpicos de teoria dos números por meio de uma sequência didática.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria dos números_uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas.pdfTeoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.