00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385950163464096pt_BR
dc.contributor.referee1França, Giulia Francesca Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3471962158008473pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mariana Petróvana Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816884145409974pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Sheila Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011401371938777pt_BR
dc.creatorSilva, Talita Pontes Calazans-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687199361631907pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T13:39:26Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T13:39:26Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Talita Pontes Calazans. Do mítico ao histórico: uma análise gráfica com base no design das representações imagéticas de Jesus presentes em produções protestantes. 2024. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13251-
dc.description.abstractThe figure of the person of Jesus Christ can be considered the one that received the most attempts at image representation on the western side of the globe. Among many, one production style is predominant, characterizing the main character of the biblical narrative with white skin, long blond hair, and sometimes light eyes. This visual pattern present in the History of Art and Graphic Arts persists to this day, being a reason for debate in both religious and scientific spheres. To this end, there are many graphic materials of Protestant Christian origin that use visual resources to spread their teachings of faith and behavior, similar to that seen in the Protestant Reformation, only of a didactic nature. We see then, something pertinent to the field of design, since the power of communication through images is considered of great importance in communication processes and in the application of semiotic theory it finds support for greater interpretations. In view of this, the present work aims to contribute analytically to a more accurate understanding of the problems surrounding this visual theme, taking into account not only formal but also symbolic aspects of the image of the Savior, without neglecting fidelity to history and culture in which the character was supposedly inserted, as well as the targeting of the materials to their specific audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectRepresentação Gráficapt_BR
dc.subjectAnálise de Imagempt_BR
dc.subjectJesus Cristo – representação imagéticapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectGraphic representationpt_BR
dc.subjectImage Analysispt_BR
dc.subjectJesus Christ – image representationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMAÇÃO VISUALpt_BR
dc.titleDo mítico ao histórico: uma análise gráfica com base no design das representações imagéticas de Jesus presentes em produções protestantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA figura da pessoa de Jesus Cristo pode ser considerada a que mais recebeu tentativas de representação imagética do lado ocidental do globo terrestre. Dentre tantas, um estilo de produção se apresenta predominante, ao caracterizar o personagem principal da narrativa bíblica com pele branca, cabelos longos e loiros, e por vezes olhos claros. Esse padrão visual presente na História da Arte e das Artes gráficas persiste até os dias atuais, sendo motivo de debates tanto no âmbito religioso quanto científico. Para tal, muitos são os materiais gráficos de origem cristã protestante que usam do recurso visual para espalhar seus ensinamentos de fé, comportamento, este similar ao visto na Reforma Protestante, apenas de caráter didático. Vemos então, algo pertinente ao campo do design, visto que o poder de comunicação através das imagens é considerado de grande importância nos processos comunicacionais e na aplicação da teoria semiótica encontra suporte para maiores interpretações. Em vista disso, o presente trabalho visa contribuir analiticamente para uma compreensão mais apurada da problemática que cerca essa temática de caráter visual, levando em consideração aspectos não apenas formais, mas também simbólicos sobre a figuração do Salvador, não desprezando a fidelidade a história e a cultura ao qual o personagem supostamente esteve inserido, como também o direcionamento dos materiais a seu público específico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.