Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13239
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões acerca do planejamento pedagógico na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on pedagogical planning in young and adult education |
Autor(es): | Moura, Dorilene Miranda Silva de Ferreira, Pastora de Brito |
Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elza Maria da |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir acerca do planejamento pedagógico para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, o qual está intrinsicamente ligado à vivência do educando. Para melhor compreensão do tema pesquisado o trabalho, faz uma breve retomada ao início da oferta da Educação de Jovens e Adultos, destacando o MOBRAL e suas perspectivas que, na época em que foi inserido, tinha a intenção de minimizar o analfabetismo e preparar o cidadão para o trabalho. Para as discussões, foi necessário um estudo da Literatura, norteado por Freire (1987, 1988, 2006), Moreira; Candau (2007), Frigotto (2010), Libâneo (1994), Silva (2017), entre tantos outros estudiosos, apresentando a pertinência dessas discussões sobre o currículo, o planejamento e a prática pedagógica no ensino para jovens e adultos, o qual deve ser tão trabalhado, pensado e refletido como as outras modalidades de ensino, tendo em vista que os aprendizes chegam à escola trazendo consigo suas vivências e realidades, as quais precisam ser consideradas na hora de planejar as aulas. A metodologia foi desenvolvida com abordagem na pesquisa qualitativa e baseada no estudo de caso, baseados em Minayo et al. (2002) e Yin (2005), levando em consideração as subjetividades dos sujeitos a partir do contexto pesquisado. Assim, o estudo relata as experiências dos docentes e discentes da EJA para que, ao perceber as dificuldades e anseios de ambas as partes, se possa fazer uma reflexão mais aprofundada do que se deve se oferecer aos jovens e adultos, para que a aprendizagem seja significativa e o ajude a tornar-se um cidadão atuante no meio em que vive. |
Abstract: | TCC |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adulto (EJA) Ensino e Aprendizagem Planejamento Escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | MOURA, Dorilene Miranda Silva de; FERREIRA, Pastora de Brito. Reflexões acerca do planejamento pedagógico na educação de jovens e adultos. 2024.25 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13239 |
Data do documento: | 22-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões acerca do planejamento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos.pdf | 276.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.