00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões acerca do planejamento pedagógico na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Reflections on pedagogical planning in young and adult education
Autor(es): Moura, Dorilene Miranda Silva de
Ferreira, Pastora de Brito
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir acerca do planejamento pedagógico para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, o qual está intrinsicamente ligado à vivência do educando. Para melhor compreensão do tema pesquisado o trabalho, faz uma breve retomada ao início da oferta da Educação de Jovens e Adultos, destacando o MOBRAL e suas perspectivas que, na época em que foi inserido, tinha a intenção de minimizar o analfabetismo e preparar o cidadão para o trabalho. Para as discussões, foi necessário um estudo da Literatura, norteado por Freire (1987, 1988, 2006), Moreira; Candau (2007), Frigotto (2010), Libâneo (1994), Silva (2017), entre tantos outros estudiosos, apresentando a pertinência dessas discussões sobre o currículo, o planejamento e a prática pedagógica no ensino para jovens e adultos, o qual deve ser tão trabalhado, pensado e refletido como as outras modalidades de ensino, tendo em vista que os aprendizes chegam à escola trazendo consigo suas vivências e realidades, as quais precisam ser consideradas na hora de planejar as aulas. A metodologia foi desenvolvida com abordagem na pesquisa qualitativa e baseada no estudo de caso, baseados em Minayo et al. (2002) e Yin (2005), levando em consideração as subjetividades dos sujeitos a partir do contexto pesquisado. Assim, o estudo relata as experiências dos docentes e discentes da EJA para que, ao perceber as dificuldades e anseios de ambas as partes, se possa fazer uma reflexão mais aprofundada do que se deve se oferecer aos jovens e adultos, para que a aprendizagem seja significativa e o ajude a tornar-se um cidadão atuante no meio em que vive.
Abstract: TCC
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adulto (EJA)
Ensino e Aprendizagem
Planejamento Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: MOURA, Dorilene Miranda Silva de; FERREIRA, Pastora de Brito. Reflexões acerca do planejamento pedagógico na educação de jovens e adultos. 2024.25 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13239
Data do documento: 22-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões acerca do planejamento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos.pdf276.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.