00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Início à docência em história: relato de experiências
Título(s) alternativo(s): Inicio en la enseñanza de historia: relato de experiencias
Autor(es): Silva, Ticiane Késsia Paulino da
Primeiro Orientador: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Simone Barboza de
Resumo: Esse trabalho tem o intuito de analisar o início da docência em história e a importância dos estágios para a formação dos futuros professores, pois sabemos que os estágios supervisionados (I, II, III e IV) do curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa crucial na formação dos estudantes de licenciatura, possibilita a análise do ambiente escolar, e toda a sua pluralidade. Temas de grande relevância para educação foram pontuados ao longo desse trabalho, como a reforma do ensino médio e a BNCC, discutindo também o caminho que as disciplinas especificas traçam dentro da licenciatura por vezes se distanciando da prática de ensino e se voltando exclusivamente para a pesquisa de história. As condições estruturais oferecidas para o docente e discentes também são analisadas ao longo do texto, pois foi notada a negligência com as instituições educacionais, onde não era oferecida uma infraestrutura básica para a realização das atividades.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar el inicio de la enseñanza en la historia y la importancia de las prácticas para la formación de futuros profesores, porque sabemos que las prácticas supervisadas (I, II, III y IV) del curso de Historia Licenciatura Plena de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), es un paso crucial en la formación de estudiantes de pregrado, permite el análisis del entorno escolar, y toda su pluralidad. Temas de gran relevancia para la educación fueron puntuados a lo largo de la monografía, como la reforma de la enseñanza media y la BNCC, discutiéndose también el camino que las disciplinas específicas trazan dentro de la licenciatura distanciándose a veces de la práctica docente y volcándose exclusivamente a la investigación histórica. Las condiciones estructurales ofrecidas a profesores y alumnos también son analizadas a lo largo del texto, ya que se observó el abandono de las instituciones educativas, donde no se ofrecía la infraestructura básica para llevar a cabo las actividades.
Palavras-chave: Docência
Docência - Curso de história
Estágio supervisionado
Formação inicial do professor
Estudantes - Formação
Enseñanza
Enseñanza - Curso de história
Prácticas supervisadas
Formación inicial docente
Estudiantes - Formación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: SILVA, Ticiane Késsia Paulino da. Início à docência em história: relato de experiências. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219
Data do documento: 31-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Início à docência em história: relato de experiências.pdf591.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.