Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Início à docência em história: relato de experiências |
Título(s) alternativo(s): | Inicio en la enseñanza de historia: relato de experiencias |
Autor(es): | Silva, Ticiane Késsia Paulino da |
Primeiro Orientador: | Marques, Danilo Luiz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Clara Suassuna |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Simone Barboza de |
Resumo: | Esse trabalho tem o intuito de analisar o início da docência em história e a importância dos estágios para a formação dos futuros professores, pois sabemos que os estágios supervisionados (I, II, III e IV) do curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa crucial na formação dos estudantes de licenciatura, possibilita a análise do ambiente escolar, e toda a sua pluralidade. Temas de grande relevância para educação foram pontuados ao longo desse trabalho, como a reforma do ensino médio e a BNCC, discutindo também o caminho que as disciplinas especificas traçam dentro da licenciatura por vezes se distanciando da prática de ensino e se voltando exclusivamente para a pesquisa de história. As condições estruturais oferecidas para o docente e discentes também são analisadas ao longo do texto, pois foi notada a negligência com as instituições educacionais, onde não era oferecida uma infraestrutura básica para a realização das atividades. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo analizar el inicio de la enseñanza en la historia y la importancia de las prácticas para la formación de futuros profesores, porque sabemos que las prácticas supervisadas (I, II, III y IV) del curso de Historia Licenciatura Plena de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), es un paso crucial en la formación de estudiantes de pregrado, permite el análisis del entorno escolar, y toda su pluralidad. Temas de gran relevancia para la educación fueron puntuados a lo largo de la monografía, como la reforma de la enseñanza media y la BNCC, discutiéndose también el camino que las disciplinas específicas trazan dentro de la licenciatura distanciándose a veces de la práctica docente y volcándose exclusivamente a la investigación histórica. Las condiciones estructurales ofrecidas a profesores y alumnos también son analizadas a lo largo del texto, ya que se observó el abandono de las instituciones educativas, donde no se ofrecía la infraestructura básica para llevar a cabo las actividades. |
Palavras-chave: | Docência Docência - Curso de história Estágio supervisionado Formação inicial do professor Estudantes - Formação Enseñanza Enseñanza - Curso de história Prácticas supervisadas Formación inicial docente Estudiantes - Formación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Ticiane Késsia Paulino da. Início à docência em história: relato de experiências. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219 |
Data do documento: | 31-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Início à docência em história: relato de experiências.pdf | 591.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.