00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8548216840649489pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Simone Barboza de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940613323209791pt_BR
dc.creatorSilva, Ticiane Késsia Paulino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368464448341136pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T14:22:29Z-
dc.date.available2024-03-05-
dc.date.available2024-03-05T14:22:29Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ticiane Késsia Paulino da. Início à docência em história: relato de experiências. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo analizar el inicio de la enseñanza en la historia y la importancia de las prácticas para la formación de futuros profesores, porque sabemos que las prácticas supervisadas (I, II, III y IV) del curso de Historia Licenciatura Plena de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), es un paso crucial en la formación de estudiantes de pregrado, permite el análisis del entorno escolar, y toda su pluralidad. Temas de gran relevancia para la educación fueron puntuados a lo largo de la monografía, como la reforma de la enseñanza media y la BNCC, discutiéndose también el camino que las disciplinas específicas trazan dentro de la licenciatura distanciándose a veces de la práctica docente y volcándose exclusivamente a la investigación histórica. Las condiciones estructurales ofrecidas a profesores y alumnos también son analizadas a lo largo del texto, ya que se observó el abandono de las instituciones educativas, donde no se ofrecía la infraestructura básica para llevar a cabo las actividades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDocência - Curso de históriapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação inicial do professorpt_BR
dc.subjectEstudantes - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza - Curso de históriapt_BR
dc.subjectPrácticas supervisadaspt_BR
dc.subjectFormación inicial docentept_BR
dc.subjectEstudiantes - Formaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleInício à docência em história: relato de experiênciaspt_BR
dc.title.alternativeInicio en la enseñanza de historia: relato de experienciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem o intuito de analisar o início da docência em história e a importância dos estágios para a formação dos futuros professores, pois sabemos que os estágios supervisionados (I, II, III e IV) do curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa crucial na formação dos estudantes de licenciatura, possibilita a análise do ambiente escolar, e toda a sua pluralidade. Temas de grande relevância para educação foram pontuados ao longo desse trabalho, como a reforma do ensino médio e a BNCC, discutindo também o caminho que as disciplinas especificas traçam dentro da licenciatura por vezes se distanciando da prática de ensino e se voltando exclusivamente para a pesquisa de história. As condições estruturais oferecidas para o docente e discentes também são analisadas ao longo do texto, pois foi notada a negligência com as instituições educacionais, onde não era oferecida uma infraestrutura básica para a realização das atividades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Início à docência em história: relato de experiências.pdf591.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.