Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marques, Danilo Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5170508611402457 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Clara Suassuna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8548216840649489 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Simone Barboza de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7940613323209791 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ticiane Késsia Paulino da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368464448341136 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T14:22:29Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05 | - |
dc.date.available | 2024-03-05T14:22:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ticiane Késsia Paulino da. Início à docência em história: relato de experiências. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13219 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo analizar el inicio de la enseñanza en la historia y la importancia de las prácticas para la formación de futuros profesores, porque sabemos que las prácticas supervisadas (I, II, III y IV) del curso de Historia Licenciatura Plena de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), es un paso crucial en la formación de estudiantes de pregrado, permite el análisis del entorno escolar, y toda su pluralidad. Temas de gran relevancia para la educación fueron puntuados a lo largo de la monografía, como la reforma de la enseñanza media y la BNCC, discutiéndose también el camino que las disciplinas específicas trazan dentro de la licenciatura distanciándose a veces de la práctica docente y volcándose exclusivamente a la investigación histórica. Las condiciones estructurales ofrecidas a profesores y alumnos también son analizadas a lo largo del texto, ya que se observó el abandono de las instituciones educativas, donde no se ofrecía la infraestructura básica para llevar a cabo las actividades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Docência - Curso de história | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial do professor | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Formação | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza - Curso de história | pt_BR |
dc.subject | Prácticas supervisadas | pt_BR |
dc.subject | Formación inicial docente | pt_BR |
dc.subject | Estudiantes - Formación | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Início à docência em história: relato de experiências | pt_BR |
dc.title.alternative | Inicio en la enseñanza de historia: relato de experiencias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem o intuito de analisar o início da docência em história e a importância dos estágios para a formação dos futuros professores, pois sabemos que os estágios supervisionados (I, II, III e IV) do curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa crucial na formação dos estudantes de licenciatura, possibilita a análise do ambiente escolar, e toda a sua pluralidade. Temas de grande relevância para educação foram pontuados ao longo desse trabalho, como a reforma do ensino médio e a BNCC, discutindo também o caminho que as disciplinas especificas traçam dentro da licenciatura por vezes se distanciando da prática de ensino e se voltando exclusivamente para a pesquisa de história. As condições estruturais oferecidas para o docente e discentes também são analisadas ao longo do texto, pois foi notada a negligência com as instituições educacionais, onde não era oferecida uma infraestrutura básica para a realização das atividades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Início à docência em história: relato de experiências.pdf | 591.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.