Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13215
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Violência contra a mulher no ambiente acadêmico: adaptação de escala na perspectiva da Teoria da Ação Planejada |
Título(s) alternativo(s): | Violence against women in the academic environment: scale adaptation from the perspective of the Theory of Planned Action |
Autor(es): | Silva, Jesana Priscila Mendes da |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Sheyla Christine Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Almansa, Joice Franciele Friedrich |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freires, Leogildo Alves |
Resumo: | O contexto universitário, compreendido como referência de incentivo ao pensamento plural e crítico, por consequência de sua inserção em uma sociedade historicamente estruturada no estigma e exclusão das mulheres, também reproduz desigualdade, discriminações e violência contra a mulher. O objetivo desse estudo é adaptar a Escala de Resposta ao Cyber-hate no Facebook (2021) para a temática violência contra mulher no ambiente acadêmico, com base na Teoria da Ação Planejada (TAP). O instrumento composto por 32 itens passou pelas seguintes etapas de análise: (1) análise semântica; (2) avalição por juízes e (3) estudo piloto. Após essas etapas, os itens da escala foram considerados compreensíveis e adequados para compor a versão final. A escala adaptada contribui para ampliação de instrumentos psicológicos nesse ambiente e também pode colaborar no combate à violência contra mulher. |
Abstract: | The university context, understood as a reference to encourage plural and critical thinking, as a result of its insertion in a society historically structured on the stigma and women exclusion, also reproduces inequality, discrimination and violence against them. The objective of this study is adapt the Cyber-hate Response Scale on Facebook (2021) to the theme of violence against women in the academic environment, based on the Theory of Planned Action (TPA). The instrument is composed of 32 items went through the following analysis stages: (1) semantic analysis; (2) evaluation by judges and (3) pilot study. After these steps, the scale items were considered understandable and suitable to compose the final version. The adapted scale contributes to the expansion of psychological instruments in this environment and can contribute to combating violence against women. |
Palavras-chave: | Mulheres - Ambiente universitário Violência contra as mulheres - Ambiente acadêmico Teoria da Ação Planejada Women - University environment Violence against women - Academic environment Theory of Planned Action |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | SILVA, Jesana Priscila Mendes da. Violência contra a mulher no ambiente acadêmico: adaptação de escala na perspectiva da Teoria da Ação Planejada. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13215 |
Data do documento: | 18-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Violência contra a mulher no ambiente acadêmico: adaptação de escala na perspectiva da Teoria da Ação Planejada.pdf | 500.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.