Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13193
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Depressão como tema gerador no ensino de química |
Autor(es): | Silva, Dayara Moura da |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Vitória Cristina Pereira de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Carla Juliana Silva |
Resumo: | O presente estudo utilizou a temática depressão como tema gerador no ensino de química, com o objetivo de conscientizar, contextualizar e propor a facilitação dos assuntos fórmulas moleculares e estruturais abordadas através do uso da depressão como tema gerador. Diante de sua complexidade, buscou-se definir e caracterizar a depressão, evidenciando os desafios causados pela doença dentro do âmbito escolar, como baixo rendimento nas matérias e falta de interesse nos assuntos de química, desse modo analisou-se formas e métodos que auxiliassem o interesse e aprendizado dos discentes em sala de aula, para que fosse realizado uma interdisciplinaridade dos assuntos dentro do contexto utilizado, pois a química que existe na depressão permite que possamos usa-la para obtenção de uma correlação do cotidiano e dos assuntos abordados, assim gerando melhores resultados em sala de aula. Para uma melhor compreensão, o presente estudo propôs uma sequência didática desenvolvida de acordo com as normas, habilidades de competências da BNCC. |
Abstract: | The present study used the depression theme as a generative theme in chemistry teaching, with the aim of raising awareness, contextualizing and proposing the facilitation of chemistry subjects that can be approached through the use of depression as a generative theme. In view of its complexity, an attempt was made to define and characterize depression, highlighting the challenges caused by the disease within the school environment, such as low performance in subjects and lack of interest in subjects. students' learning in the classroom, so that an interdisciplinary approach could be carried out within the context used, since the chemistry that exists in depression allows us to use it to obtain a correlation between everyday life and the subjects addressed, thus generating better results in the classroom of class. For a better understanding, the present study proposed a didactic sequence developed according to the norms, skills and competences of the BNCC. |
Palavras-chave: | Depressão Depressão mental Depressão mental – Sequência didática – Química Química – Estudo e ensino Depression Mental depression Mental depression – Didactic sequence – Chemistry Chemistry – Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | SILVA, Dayara Moura da. Depressão como tema gerador no ensino de química. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13193 |
Data do documento: | 8-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Depressão como tema gerador no ensino de química.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.