00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Geraldo Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4670191100513451pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134762181741179pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Neto, Manoel Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336852744406200pt_BR
dc.creatorAndrade, Adelson Angelo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459589430292802pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T14:36:54Z-
dc.date.available2024-02-23-
dc.date.available2024-02-23T14:36:54Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Adelson Angelo de. Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectQuestões agráriaspt_BR
dc.subjectGeography – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectAgrarian issuespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleLivro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e telárispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos, no contexto da educação brasileira, tratam elementos relativos às questões agrárias desde o prisma didático e pedagógico. Pretende-se verificar como essa abordagem influencia a prática de ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação às questões agrárias. Para alcançar esses objetivos, foram selecionadas duas coleções de livros didáticos destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental: “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”. A pesquisa prioriza os seguintes pontos: (i) Analisar como a questão agrária é abordada nas coleções “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”; (ii) Discutir as abordagens teóricas e os temas utilizados nos livros didáticos para tratar da questão agrária;(iii) Investigar se os conteúdos relacionados à questão agrária contribuem para estimular a crítica ou proporcionar uma compreensão mais abrangente sobre a Reforma Agrária no Brasil e outros problemas rurais. A pesquisa aqui desenvolvida apresenta em sua conclusão evidências que corroboram o fato e a afirmação de que os livros didáticos analisados carecem de uma abordagem mais aprofundada das questões relacionadas ao setor agrário. Por conseguinte, eles não têm cumprido adequadamente o papel que lhes cabe de promover, junto à sua administração com o discente, a construção de um pensamento crítico e uma visão abrangente do universo agrário entre os estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro didático e a questão agrária_análise das coleções expedições geográficas e teláris.pdf896.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.