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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Martins, Geraldo Inácio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4670191100513451 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gilcileide Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6134762181741179 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira Neto, Manoel Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4336852744406200 | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Adelson Angelo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6459589430292802 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T14:36:54Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23 | - |
dc.date.available | 2024-02-23T14:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Adelson Angelo de. Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Questões agrárias | pt_BR |
dc.subject | Geography – Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Agrarian issues | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos, no contexto da educação brasileira, tratam elementos relativos às questões agrárias desde o prisma didático e pedagógico. Pretende-se verificar como essa abordagem influencia a prática de ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação às questões agrárias. Para alcançar esses objetivos, foram selecionadas duas coleções de livros didáticos destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental: “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”. A pesquisa prioriza os seguintes pontos: (i) Analisar como a questão agrária é abordada nas coleções “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”; (ii) Discutir as abordagens teóricas e os temas utilizados nos livros didáticos para tratar da questão agrária;(iii) Investigar se os conteúdos relacionados à questão agrária contribuem para estimular a crítica ou proporcionar uma compreensão mais abrangente sobre a Reforma Agrária no Brasil e outros problemas rurais. A pesquisa aqui desenvolvida apresenta em sua conclusão evidências que corroboram o fato e a afirmação de que os livros didáticos analisados carecem de uma abordagem mais aprofundada das questões relacionadas ao setor agrário. Por conseguinte, eles não têm cumprido adequadamente o papel que lhes cabe de promover, junto à sua administração com o discente, a construção de um pensamento crítico e uma visão abrangente do universo agrário entre os estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Livro didático e a questão agrária_análise das coleções expedições geográficas e teláris.pdf | 896.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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