00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.creatorBarreto, José Leandro Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2004627172093571pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T16:51:26Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T16:51:26Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationBARRETO, José Leandro Cavalcante. Uma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISA. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13065-
dc.description.abstractMathematical literacy is a topic of great economic and social relevance that impacts the life of citizens, as this literacy is associated with the ability to apply their knowledge in mathematics to analyze, solve and interpret different situations or adversities that may arise in citizens' lives. Considering that this theme is essential to improve the autonomy of individuals and provide them with useful tools, this research aims to analyze the level of mathematical literacy in PISA tests from 2000 to 2018 and how these results can be interpreted to contribute to the improvement of Brazilian education. In this perspective, this work more specifically intends to highlight and interpret the competence of mathematical literacy from the data of the Program for International Student Assessment (PISA). The data of this research project were obtained using in a comparative way the micro data of (PISA) in its previous editions with the use of tables and graphs as instrument of comparison and analysis, in order to show a perspective on the development of mathematical literacy in the Brazilian school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Internacional de Avaliação de Alunospt_BR
dc.subjectLetramento - Matemáticapt_BR
dc.subjectEstudantes - Brasilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInternational Student Assessment Programpt_BR
dc.subjectLiteracy - Mathematicspt_BR
dc.subjectStudents - Brazilpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISApt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of mathematical literacy in Brazil with PISA datapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO letramento matemático é um tema de grande relevância econômica e social que impacta a vida do cidadão, pois este letramento está associado a capacidade de aplicar seus conhecimentos em matemática para analisar, resolver e interpretar diversas situações ou adversidades que podem surgir na vida do cidadão. Tendo em vista que esse tema é essencial para melhorar a autonomia dos indivíduos e proporcionar-lhes ferramentas uteis, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível do letramento matemático nas provas do PISA no período de 2000 a 2018 e de que forma esses resultados podem ser interpretados para contribuir para a melhoria da educacional brasileira. Nessa perspectiva, este trabalho pretende mais especificamente destacar e interpretar a competência do letramento matemático a partir dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Os dados deste projeto de pesquisa foram obtidos utilizando de forma comparativa os micros dados do (PISA) em suas edições anteriores com a utilização de tabelas e gráficos como instrumento de comparação e analise, de modo a mostrar uma perspectiva sobre o desenvolvimento do letramento matemático no ambiente escolar brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISA.pdf902.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.